Inep capacita equipe do 0800 sobre Avaliação in loco

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 27 de setembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 27/09/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inep-capacita-equipe-do-0800-sobre-avaliacao-in-loco

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitou cerca de 80 colaboradores da Central de Atendimento 0800 sobre novos temas da Avaliação in loco. O treinamento virtual foi realizado para duas turmas, na última sexta-feira, 24 de setembro, pela plataforma Microsoft Teams.

O curso teve duração de duas horas para cada turma e abordou o fluxo da avaliação das instituições de educação superior e a nova modalidade de avaliação virtual. Os colaboradores da Central de Atendimento orientarão o público externo do Inep sobre o processo de avaliação in loco.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.

Saiba mais sobre a Avaliação in loco


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados