MEC realiza evento do programa de inovação da educação em saúde - PIES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 04 de novembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 03/11/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-realiza-evento-do-programa-de-inovacao-da-educacao-em-saude-pies

Imagem: Alex Gomes/Ministério da Educação

O Ministério da Educação, por meio do Programa de Inovação da Educação em Saúde – PIES, realizou na terça-feira, 19, o Pitch BUSINESS MODEL CANVAS com os colaboradores da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES) da Secretaria de Educação Superior (SESU), dando continuidade a etapa 3 do projeto “Eu Inovo, Tu Inovas”.

O PIES foi criado com objetivo de orientar, desenvolver e implementar projetos de inovação que estejam alinhados as rápidas transformações tecnológicas oriundas da indústria 4.0, voltados a fomentar e estimular a formação de profissionais em áreas da saúde que sejam capazes de se adaptar às necessidades globais, impactando positivamente as políticas públicas educacionais em saúde.

A temática de Inovação organizacional prevê 4 etapas de desenvolvimento: formação, cocriação, qualificação e implementação. Iniciada junto aos colaboradores desde julho, por meio de webinars, collab talks, workshops e innovation days, cujos temas foram: inovação, inteligência artificial, Soft Skills, modelo de negócios, intraempreendedorismo, entre outros. Na segunda etapa foi lançado o desafio business model canvas, onde os colaboradores da DDES, divididos por equipes, deveriam propor modelos de negócios como soluções de melhoria aos processos de trabalho como suporte às ações estratégicas da DDES, visando a mitigação de riscos e aumento na qualidade de resposta à comunidade acadêmica.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES), Dr. Sérgio Henrique, “a inovação precisa ter espaço e solo fértil para acontecer. Nosso exercício foi para manter a mente aberta para que diversas ideias pudessem fluir livremente, dando espaço para a inovação acontecer, como forma de criar realidades e facilitar as propostas da Diretoria”.

No evento foram apresentados os modelos, com uma banca avaliadora formada pelo Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Dr. Sérgio Henrique, a Coordenadora Geral de Residências em Saúde, Dra. Roselle Bugarin Steenhouwer, o Coordenador Geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação, Carlos Eduardo Sanches da Silva, a Assessora, professora Cristina Manno, e a Coordenadora do PIES, Emanuela Dias.

Para a coordenadora do PIES, “desenvolver inovações no âmbito da administração pública requer dois grandes esforços: desenvolvimento da equipe de trabalho que dão suporte ao gestor público, e a propositura de políticas publicas de formação em saúde alinhadas às necessidades do futuro. Sendo justamente as frentes que o PIES se propõe a atender”.

Cada um dos 4 grupos apresentou soluções com foco na melhoria das atividades da DDES, nas áreas gerenciais, gestão do conhecimento, gestão de pessoas e gestão de processos, onde o modelo vencedor foi o que abordou a área gerencial e terá o seu projeto implementado.

O próximo eixo será o de implementação, onde, concomitantemente, se inicia o terceiro eixo estratégico do PIES, que trata de Inovação Tecnológica.

O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, afirma que “a inovação e as tecnologias buscam tornar nossas vidas melhores, pois criam recursos que nos afetam nos mais diversos aspectos, alterando a maneira como nos comunicamos, aprendemos e pensamos. E isso, consequentemente, modifica nossa visão sobre o mundo. Por essa razão, temos o desafio de propor formas de aprendizado efetivas para as próximas gerações. Por isso, a importância de incentivarmos iniciativas de inovação e tecnologia como o PIES no âmbito da SESu.”


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados