CAPES forma cientistas que constroem o futuro do Brasil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 08 de novembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 05/11/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-forma-cientistas-que-constroem-o-futuro-do-brasil

Capes anuncia novas regras para bolsas de pós-graduação - Folha PE

Há 70 anos, a CAPES trabalha para formar, com excelência, especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento. Com isso, promove o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo no País. A Fundação financia, hoje, 99,6 mil alunos de pós-graduação. Os estudantes recebem bolsas de pesquisa para mestrado, doutorado ou pós-doutorado, no Brasil e no exterior.

Nesta perspectiva, a CAPES celebra nesta sexta-feira, 05/11, o Dia da Ciência e Cultura. A data, criada pela Lei 5.579 de 1979, foi escolhida por ser o dia do nascimento de Rui Barbosa, importante jurista, diplomata, escritor, filólogo, jornalista e orador do século XIX. Seu objetivo é estimular a expressão cultural e a produção de conhecimento científico em todo o país.

Ao longo desta jornada, a CAPES financiou o bolsista mais jovem a concluir um doutorado no Brasil. Luan Ozelim, de apenas 22 anos, diplomou-se Doutor em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB), em 2014. Os recursos da Fundação também levaram um engenheiro elétrico da Universidade Federal de Minas Gerais, Allan Fagner Cupertino, a receber este ano, pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (EUA), o prêmio de autor da melhor tese do mundo sobre economia de energia.

A lista de brasileiros destacados internacionalmente que foram financiados pela CAPES é extensa. Nela se encontra Gabriel Liguori reconhecido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA), como um dos 35 empreendedores com menos de 35 anos capazes de transformar a saúde no mundo. Ele desenvolve órgãos e tecidos humanos em laboratório para uso em transplantes. Ainda nessa trilha estão Thaís Vasconcelos que recebeu, em 2018, a John Marsden Medal, da Linnean Society (Reino Unido), uma das mais prestigiadas condecorações no mundo da ciência para teses na área de biologia, e Jaqueline Góes, que ajudou a sequenciar DNA da COVID-19 em apenas 48 horas, e foi a única brasileira homenageada pela Mattel no projeto Mulheres Inspiradoras, que reconhece o trabalho de cientistas no combate à pandemia.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados