Evasão escolar de crianças e adolescente aumenta 171% na pandemia, diz estudo

G1 • 03 de dezembro de 2021

Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 02/12/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/12/02/evasao-escolar-de-criancas-e-adolescente-aumenta-171percent-na-pandemia-diz-estudo.ghtml

Adolescentes, evasão escolar e violência

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021, mostra relatório da organização Todos Pela Educação divulgado nesta quinta-feira (2). O número representa um aumento de 171% em comparação a 2019, quando 90 mil crianças estavam fora da escola.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que abrange os efeitos da pandemia.

O levantamento também aponta que houve queda no percentual de pessoas da mesma faixa etária que estava matriculado no ensino fundamental ou médio. Enquanto em 2019, 99,0% estavam matriculados, em 2021, esse índice caiu para 96,2%, menor valor desde 2012.

Para Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais do Todos pela Educação, os dados são resultado do ensino remoto no país, que não teve respostas adequadas.

"Muitas dessas crianças tiveram pouquíssimo acesso a qualquer ensino durante o fechamento de escolas. Então, é natural, esperado, digamos assim que haja esse distanciamento", disse ao Bom Dia Brasil.

O que deve ser feito, segundo ele, é trazer de volta os jovens que evadiram para as aulas presenciais. "É muito importante ir atrás delas no retorno às atividades presenciais para que voltem para o sistema educacional e a gente consiga ajudá-las a superar os desafios de aprendizado, que certamente surgirão".

O especialista acredita que outros dados vão surgir e mostrar um cenário crítico na educação brasileira.

"De elevação da evasão escolar, de prejuízos imensos na aprendizagem. O que vai acontecer nesse próximos meses e anos enquanto resposta do poder público é o que vai ditar o futuro dessas crianças e jovens e consequentemente o futuro do Brasil", opina.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados