Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam Memorando de Entendimento na área de educação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 09 de dezembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 09/12/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/representantes-dos-governos-do-brasil-e-dos-emirados-arabes-unidos-assinaram-memorando-de-entendimento-na-area-de-educacao

bandeiras-do-brasil-e-emirados-arabes-760-x-400 » Conselho Nacional do SESI

No dia 13 de novembro, representantes do Brasil se reuniram com representantes dos Emirados Árabes e assinaram o “Memorando de Entendimento em Educação”. O documento tem como objetivo fortalecer a cooperação e a parceria entre os dois países nos temas educacionais. A assinatura do Memorando de Entendimento fez parte da agenda da missão do governo brasileiro a países do Oriente Médio.

O documento foi assinado em Dubai, no âmbito da reunião entre o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o Vice-presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

O Memorando reconhece a importância da cooperação entre os dois países para o fortalecimento da educação básica, superior, profissional e tecnológica, e incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino e especialistas das duas nações. Prevê ainda o compartilhamento de informações sobre gestão escolar, avaliações e indicadores educacionais, conteúdo curricular, programas específicos para a educação básica e superior e experiências de sucesso, incluindo sobre o ensino de línguas e matemática. As áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento de ações em conjunto são: agricultura, tecnologia da informação, ensino de línguas e literatura, educação profissionalizante e tecnológica e medicina.

A cooperação tem o potencial de não apenas contribuir para a melhoria dos sistemas de educação dos dois países, mas também para estimular a produção científica conjunta. Entre 2018 e 2020 foram produzidos 509 artigos científicos com colaboração entre pesquisadores do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, o país árabe tem hoje um indicador de impacto de produção científica relevante com perspectivas de contribuir positivamente para o brasileiro, com destaque para ciências naturais e engenharias, o que demonstra os potenciais benefícios que a parceria pode trazer para a produção científica nacional.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados