EXAME • 05 de fevereiro de 2019
Especialista de aprendizado fala sobre uma tendência do futuro do trabalhar e dá dica de ouro para aprender qualquer nova habilidade agora
São Paulo – Se você for organizar um jantar em casa com seus amigos e quiser cozinhar um prato novo, qual a sua estratégia?
A. Sair do trabalho e compra um livro de receitas, estudar e depois ir ao supermercado com uma lista de compras;
B. Pesquisar a receita no celular e ir ao supermercado atrás dos ingredientes;
C. Procurar um vídeo no Youtube, anotar os ingredientes e depois ir no supermercado.
Não existe resposta errada e é possível tomar diversos caminhos alternativos nessa empreitada culinária. A especialista de treinamento e em design de aprendizagem, Flora Alves, usa esse exemplo para mostrar como a forma que aprendemos está evoluindo.
Nós não aprendemos mais apenas com sessões longas de estudo e conteúdo, mas variando entre diferentes fontes de conhecimento e formas de exposição, intercalando estudo e prática.
“É relevante saber qual seu canal preferencial para aprender. Ler uma receita não é o mesmo que ver alguém fazendo. Saber sua forma de aprender torna o processo mais gostoso”, explica ela.
Estamos aprendendo coisas novas a todo momento, o diferencial saber utilizar as novas fontes de conhecimento para se atualizar conscientemente e encontrar um foco. Esse é a habilidade de aprendizado contínuo, que será essencial para o futuro do trabalho, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial.
E você pode começar hoje. Segundo a especialista, é possível aprender a aprender qualquer coisa e com agilidade.
Para quem busca adquirir novos conhecimentos, o primeiro passo é simples, porém decisivo. Segundo Flora, aqui não há segredo: nós aprendemos quando temos vontade e vemos uma necessidade.
“Não existe relação com idade ou geração. Existem jovens que criam resistência a novos aprendizados e pessoas mais velhas com a mente muito aberta. Em treinamentos corporativos, as faltas de conhecimentos técnicos são mais fáceis de ser eliminadas, contudo, se houver uma resistência em aprender, a pessoa vai demorar mais tempo. A quebra de um paradigma, de uma mentalidade, requer mais esforço”, diz ela.
Noticia publicada no site EXAME, em 05/02/2019, no endereço eletrônico: https://exame.abril.com.br/carreira/este-e-o-segredo-para-aprender-qualquer-coisa-e-mais-rapido/