Abrafi tem atuação estratégica em evento da ABMES no Rio de Janeiro

. • 21 de maio de 2019

O presidente da Abrafi, prof. Edgard Larry, e o vice-presidente, prof. Paulo Chanan, participaram do evento ABMES Regional realizado hoje (21) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj).

Da esquerda para a direita, Prof. Rui Otávio, Prof. Maximiliano Damas, Prof. Paulo Chanan, Prof. Edgard Larry, Prof. Sólon Caldas e Prof. Celso Niskier

O encontro reuniu representantes de instituições particulares de educação superior (IES) de todo o estado do Rio de Janeiro com o objetivo apresentar os principais pontos da regulamentação sobre a emissão de diploma de digital, bem como esclarecer dúvidas e apresentar a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que em março deste ano diplomou os formandos do curso de Direito com a versão eletrônica do documento.

Mais do que marcar presença, a participação da Abrafi teve como objetivo estreitar o relacionamento com faculdades associadas e também não-associadas do estado; aprofundar a compreensão sobre o tema; e fortalecer a parceria com outras entidades que integram o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Prof. Larry ao centro, tendo a esquerda o Diretor de Regulação da SERES/MEC, Marco Aurélio de Oliveira e, a sua direita, o Presidente da ABMES, Porf. Celso Niskier

Impactos do diploma digital

O vice-presidente da Abrafi também foi um dos palestrantes do evento. Paulo Chanan, explanou de forma leve e didática sobre os impactos do diploma digital na regulação, avaliação e supervisão da educação superior.

Entre os mitos derrubados na fala de Chanan está o custo para implementação do diploma digital. “Tem instituição achando que vai precisar investir milhões, mas isso não existe. As regras do XML foram desenvolvidas de modo que qualquer programador de site atualmente consiga desenvolver o sistema necessário para a emissão do documento na sua versão digital”.

Primeira mão

Entre as novidades apresentadas durante o ABMES Regional, a representante da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Cristiane Dias Lepiane, anunciou a aplicação de uma pesquisa junto às IES com o objetivo de conhecer a opinião delas sobre a nota técnica que será divulgada em breve com as orientações para a implementação do Pacote XSD, necessário para a emissão e o registro do diploma digital.

“Os questionários não terão a identificação das instituições porque queremos saber de verdade a opinião das IES sobre a nota, que deve ser lançada na próxima semana juntamente com a pesquisa”, contou Cristiane.

Participaram ainda do evento o diretor presidente da ABMES e vice-presidente do Semerj, Celso Niskier; o vice-presidente executivo do Semerj, Rui Otávio Bernardes de Andrade; o diretor de Regulação da Educação Superior (Seres/MEC), Marco Aurélio de Oliveira; o Diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas; o professor de Segurança da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jean Martina; e o analista de Projetos da Financiadora de Inovação em Pesquisa (Finep), Renato Magalhães de Souza.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados