Carreiras em alta: faculdade de gastronomia

UNIVERSIA • 22 de agosto de 2019

Todas as pessoas gostam de comer bem. E estudar e trabalhar com comida pode ser atraente para muitos, mas será que as pessoas realmente sabem do que trata a faculdade de gastronomia? Independente de qualquer coisa, a faculdade de gastronomia está se tornando mais e mais procurada. O grande número de programas de culinária na televisão aberta e fechada é uma prova desta tendência.

Não restam dúvidas de que a Gastronomia está em alta! Mas onde estudar? O que se aprende exatamente na faculdade de gastronomia? Qual o perfil deste profissional?

Discorreremos a respeito a seguir.

FACULDADE DE GASTRONOMIA

A aproximação das pessoas em geral com a alta cozinha, e aí temos que reconhecer o papel dos programas de culinária na televisão, bem como concursos de culinária, é o que tem gerado todo este interesse pela gastronomia.

Mas é importante frisarmos que na faculdade de gastronomia não se aprende somente a cozinhar e preparar diferentes pratos. O curso também lida com gestão e planejamento de gastos, finanças, contratos com fornecedores e etc.

Todo este conhecimento propiciará um leque aberto de atuações para o profissional de gastronomia. Por outro lado, existem várias ofertas de tipos diferentes de formação em gastronomia. Assim como existe a graduação bacharelado, existe a tecnológica e também várias especializações sobre campos mais específicos dentro da gastronomia.

Apesar de ser um curso prático por si só, as modalidades EAD de formação em gastronomia abundam. É preciso estar atento porque boa parte destes cursos são graduação tecnológica e não bacharelado. Apesar das duas serem formações de nível superior, o tecnólogo estuda menos tempo em relação ao bacharel (dois anos e meio) e adquire uma formação mais prática visando o rápido ingresso no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ao contrário do que se imagina, o profissional da gastronomia não está limitado pelas paredes da cozinha, e muito menos pela tela da televisão.

O profissional da gastronomia atua também em hospitais, escolas, hotéis, na parte de administração e consultoria. Além disso, mesmo em restaurantes a ideia não é transformar todos os formados em gastronomia em Chef de cozinha. Existem outras funções menos badaladas como gestor da segurança alimentar e a própria gestão do estabelecimento.

A parte de consultoria é particularmente interessante, pois o profissional trabalhará na construção e estruturação de um estabelecimento culinário - bar ou restaurante - , ou ainda como um profissional chamado para reestruturar o conceito de um restaurante, para que ele seja mais atrativo e inovador, atraindo assim mais clientes.

Existe ainda aquele profissional de gastronomia que trabalha para revistas e sites especializados em restaurantes, que faz uma visita a eles como um cliente normal para avaliar tudo, desde o atendimento até a comida passando pela higiene do local, para então escrever um artigo na revista ou blog, comentando sobre sua experiência gastronômica no bar ou restaurante.

Em suma, a carreira está em alta, e a faculdade de gastronomia tem tudo para conquistar ainda mais os corações e mentes dos jovens e adultos que querem mergulhar no fascinante mundo da culinária.

Notícia publicada no site UNIVERSIA, em 15/08/2019, no endereço eletrônico: https://bit.ly/2zdKY1G


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados