Concorrência no ensino superior está menos acirrada, avalia Cogna

VALOR • 18 de novembro de 2019

Resultado de imagem para ensino superior

A Cogna, holding que reúne a Kroton e outros negócios na área de educação, percebeu um ambiente competitivo menos acirrado nos últimos meses no ensino superior. No segmento de cursos a distância, o valor da mensalidade parou de cair. No terceiro trimestre de 2019, o tíquete médio da graduação EAD foi de R$ 266,30, um aumento de 3,4% frente ao mesmo período do ano passado.

“A partir do último processo seletivo sentimos uma melhora no ambiente competitivo. Há mais racionalidade na precificação após dois anos em queda. Acredito que um dos motivos é que os concorrentes estão mais estruturados, menos focados somente em preço”, disse Roberto Valério, presidente da Kroton, atual nome do negócio de ensino superior da companhia, que neste ano criou uma holding para abrigar quatro braços de negócios.

No terceiro trimestre, parte da receita do ensino a distância veio de uma reversão de provisionamento dos polos. Essas unidades são remuneradas conforme alguns indicadores, entre eles, performance - caso eles não sejam atingidos, há uma reversão de receita para a companhia. Segundo Valério, 15% do crescimento da receita dos cursos de EAD veio dessa reversão.

Opções para a Vasta

A Cogna continua analisando todas as opções estratégicas para a Vasta — empresa do grupo que presta serviços educacionais por meio de venda de livros, sistemas de ensino e gestão, entre outros — segundo Rodrigo Galindo, presidente da holding.

Entre as opções que estão sendo aventadas pelo mercado está uma abertura de capital na Nasdaq ou entrada de um investidor.

Hoje cedo, a companhia informou que o ACV (valor de contrato anual), indicador recém-criado pela empresa para mensurar o ganho anual por aluno da educação básica por ciclo comercial, terá aumento de pelo menos 20% no período que vai de outubro de 2019 a setembro de 2020. “Ainda temos 30 dias de negociações. Portanto, podemos ter um aumento desse percentual”, disse Mario Ghio, presidente da Vasta. No ciclo anterior, o crescimento foi de 15%.

Ainda sobre educação básica, a Cogna está analisando aquisições de pequenas e médias empresas que possam prestar serviços às escolas próprias — negócio atualmente denominado Saber e que conta com 54 escolas.

Notícia publicda no site VALOR, em 13/11/2019, no endereço eletrônico: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2019/11/13/concorrencia-no-ensino-superior-esta-menos-acirrada-avalia-cogna.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados