NOTÍCIAS CONCURSOS • 13 de agosto de 2020
Fonte da Notícia: NOTÍCIAS CONCURSOS
Data da Publicação original: 11/08/2020
Publicado Originalmente em: https://noticiasconcursos.com.br/educacao/evasao-escolar-no-brasil-conheca-as-causas-consequencias-e-solucoes/
Íntegra da notícia abaixo:
A evasão escolar é uma realidade ainda muito presente no Brasil. Milhões de brasileiros, afetados por inúmeros fatores sociais e econômicos, largaram os estudos em alguma etapa da vida.
Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 20% dos 50 milhões de brasileiros com idade entre 12 e 29 anos, ou seja, ao menos 10 milhões de pessoas não terminaram alguma etapa do currículo escolar básico.
Evasão Escolar – Causas e consequências
Conforme dados levantados pelo IBGE o Brasil mostrou algumas melhoras, mas ainda mantém um índice alto de jovens que largam os estudos.
Isso tudo demonstra que diversos fatores podem ser determinantes para o abandono dos estudos:
Outro número importante foi o levantamento feito e constatado que o Brasil tem 11 milhões de analfabetos e mais da metade dessa população está presente na região nordeste.
Vale dizer, que a maioria dos estudantes que abandonam os estudos tem uma grande dificuldade para retomada, pois no geral apresentam baixa auto-estima, o que pode dificultar relações pessoais e profissionais.
Com isso, a entrada no mercado de trabalho é ainda mais difícil e se conseguem algum trabalho geralmente é algum bico que em grande parte oferece baixa remuneração.
Como foi dito, a evasão escolar pode ser causada por diversos fatores e ajuda a aumentar ainda mais a desigualdade social. A falta de infraestrutura, informação, saúde, educação, saneamento básico, segurança, entre outros corroboram ainda mais para o aumento do índice.
Muitos fatores colaboram para o alto índice de evasão escolar no país. E por isso, tem que se avaliar formas de conseguir introduzir essas pessoas de volta à escola.
Segundo especialistas, o panorama pode ser mudado com inclusão social, saúde, geração de empregos e renda para a população mais pobre.
Um desafio e tanto para um país que foi atingido em cheio pela pandemia do novo coronavírus. E muitos dessas pessoas não têm acesso a tecnologia ou quando tem é muito limitado.
Vale ressaltar que um trabalho feito em conjunto com a escola, conselho tutelar e Ministério Público podem ser de grande valia para ajudar crianças, sobretudo às mais jovens a voltarem aos estudos.