Instituições privadas de ensino superior mobilizam ações no mês de prevenção ao suicídio

G1 • 13 de setembro de 2019

Pesquisa aponta que 8 em cada 10 estudantes já relataram sentir solidão durante o período de graduação.


Alunos de instituição privada distribuíram abraços durante atividade alusiva ao setembro amarelo. — Foto: Reprodução/TV Tapajós

No mês de prevenção ao suicídio, diversas instituições mobilizam ações para ajudar na campanha. Dentre tantos movimentos, algumas universidades de Santarém, Oeste do Pará, também promoveram formas de aconchegar pessoas que estão passando por problemas psicológicos.

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, mostra que 8 em cada 10 estudantes já relataram sentir solidão durante o período de graduação.

Grande parte dos universitários sofrem com ansiedade e depressão, e um dos fatores principais, de acordo com a psicóloga Tayane Branches, pode ser sobrecarga de estudos e afastamento da família. “Muitos jovens nunca saíram de casa, então eles passam a ter uma rotina diferente, muitas atividades curriculares, exigências acadêmicas. E estar longe da família pode gerar um processo de adoecimento que pode levar a depressão ou ansiedade”, afirmou.

Algumas instituições de ensino superior ofertam apoio psicológico para alunos que estão enfrentando problemas emocionais. Na rede municipal de ensino também é possível conseguir atendimento por meio do setor psicossocial da Secretaria de Educação (Semed).

Notícia publicada no site G1.COM, em 12/09/2019, no endereço eletrônico: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/09/12/instituicoes-privadas-de-ensino-superior-mobilizam-acoes-no-mes-de-prevencao-ao-suicidio.ghtml


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados