Comissão da Câmara atribui falhas no Enem à gestão precária do MEC

VALOR • 24 de janeiro de 2020

Comissão da Câmara atribui falhas no Enem à gestão precária do MEC

A Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação (Comex/MEC) atribuiu as falhas nas correções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à precarização da gestão da pasta e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), à “atabalhoada contratação” da gráfica Valid S.A e à paralisação no desenvolvimento e manutenção de softwares.

O diagnóstico foi apresentado em uma nota técnica assinada pelos deputados Tabata Amaral (PDT-SP), João H. Campos (PSB-PE), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Rose Modesto (PSDB-MS).

Um erro em notas do Enem afetou cerca de 6 mil provas e ficou concentrado em quatro cidades de Bahia e Minas Gerais, informaram, na segunda (20), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

No documento, a Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação destaca que o erro “afeta a credibilidade do Exame e a vida estudantil de milhões de candidatos”, pede que os culpados sejam responsabilizados pelas falhas e que o MEC inclua no próximo edital da prova uma previsão para a revisão de notas.

“Requer-se, de imediato, transparência sobre os fatos e a correção integral de todas as provas e a equalização das notas de acordo com a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a adequação dos prazos, de modo a garantir transparência e justiça ao processo.”

Na nota técnica, o colegiado coordenado por Tabata revela que o Inep conta com servidores com menor nível de escolaridade em cargos estratégicos no governo de Jair Bolsonaro se comparado às duas gestões anteriores. Além disso, o documento destaca que houve alta rotatividade de funcionários em cargos estratégicos do instituto.

Sobre a gráfica contratada, a comissão parlamentar aponta que a Valid “teve cerca de 6 meses para organizar a prova, sem ter nenhum acúmulo ou expertise na prova que atende milhões de candidatos”.

Além disso, o documento destaca o prazo curto disponibilizado para que os alunos pudessem reportar os erros das notas e defende que os estudantes tenham um prazo maior para a inscrição no Sisu. As inscrições terminam no próximo domingo (26).

Notícia publicada no site da VALOR em 21/01/2020, no endereço eletrônico: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/01/21/comissao-da-camara-atribui-falhas-no-enem-a-gestao-precaria-do-mec.ghtml

.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados