Dicas para gravar suas videoaulas de casa

ESCOLA WEB • 09 de junho de 2020

Primeiros Passos

Para quem está acostumado a todos os dias entrar em uma sala de aula e ministrar conteúdos diante de dezenas de alunos pode encontrar dificuldades quando a sala está vazia e é necessário conversar diante de um computador.

Em um momento onde o ensino a distância cresce e a necessidade da comunicação online aumenta, se familiarizar aos meios digitais virou uma realidade.

1- Planejando a sua videoaula

É normal que a gente fique nervoso e acabe se embolando quando a câmera liga e é necessário que falemos em frente a ela. Para te ajudar nesse processo e evitar que as palavras se percam na hora da gravação das videoaulas, um roteiro simples pode fazer toda a diferença.

Antes de começar a gravação, escreva o que vai abordar na aula, com os principais pontos e palavras chaves. Não tem problema algum ele ficar ao alcance de suas mãos para consulta sempre que necessário. Caso não goste de ter um papel em mãos, você pode colá-lo no chão ou em uma parede em sua frente.

Um roteiro vai te dar mais segurança na hora de gravar e vai evitar que você se perca no meio do vídeo!

Separe os materiais necessários

A primeira coisa que você vai precisar usar é uma câmera. Pode ser do seu celular ou uma de mão, se tiver.

Ah, se for gravar com um celular, lembre-se de colocá-lo no modo “não perturbe” ou no modo “avião”. Assim você evita interrupções e não perde a concentração no meio do processo.

Vai usar o celular e não tem apoio para ele? Sem problemas, improvise! Use livros para deixá-lo na altura dos seus olhos e use, por exemplo, uma caneca para apoiá-lo.

Procurando o lugar ideal

Para que suas videoaulas tenham um som e uma imagem de qualidade é preciso achar na sua casa um lugar propício para as gravações. Procure lugares tranquilos e silenciosos, essa dica é essencial se você vai utilizar o próprio microfone do aparelho telefônico ou da câmera. Caso isso não seja possível, conecte o fone do próprio aparelho celular e o utilize como microfone.

Agora de nada adianta o som do seu vídeo estar bom e a imagem estar escura, por exemplo. A iluminação é fator essencial nas suas aulas. Uma dica é usar a melhor luz que tem, a luz natural. Nunca fique de costas para o sol ou de onde estiver vindo a luz, isso vai impossibilitar que seus alunos o vejam na gravação. Vídeos na parte da manhã ou tarde garantem um melhor resultado.

Atenção ao posicionamento de câmera

Para ter uma gravação de qualidade e agradável aos olhos, não se esqueça de colocar o seu celular na horizontal. Este é o padrão de gravação de vídeos no youtube, por exemplo. Agora, caso vá postar suas videoaulas no IGTV do Instagram, é ideal que ele fique na vertical.

Ah, não se esqueça do enquadramento. Se achar difícil se posicionar em frente a câmera, marque no chão com um “X” onde tem que ficar ou até onde pode andar. Outro truque legal é usar a câmera frontal do seu celular, assim você consegue se ver enquanto fala. Porém é importante falar que a resolução dela é menor e pode comprometer o seu conteúdo dependendo do aparelho que utiliza.

2 – Hora de Gravar

Depois de tudo pronto é hora de começar! Para que o processo não seja um martírio para você, o ideal é encarar as gravações como uma aula normal. Aquela que você já é acostumado a dar no dia a dia, liberte-se do medo. Se ainda está inseguro com os vídeos, pratique sozinho! Grave alguns vídeos de testes contanto algumas histórias ou simulando alguma aula e assista depois.

O segredo aqui é tentar ser o mais natural possível. Aja como se estivesse em sua sala de aula. Não se preocupe em ficar com o olhar fixo na câmera, você não está em um comercial, e sim em uma aula com seus alunos.

Fique à vontade para usar a lousa para dar exemplos e fazer seus resumos. Se não tiver uma lousa a disposição, use folhas de papel e canetas grossa. Verifique só se o que está sendo escrito aparece de forma clara para quem está assistindo, quanto mais interativa a aula for, melhor!

Tempo ideal das videoaulas

Dentro de sala as aulas costumam durar de 45 min a 1 hora, correto? Isso porque a atenção dos alunos está voltada exclusivamente para o que está acontecendo dentro do ambiente escolar. Quando essa aula ultrapassa os limites físicos da instituição e vai parar na internet isto muda de figura.

Neste novo cenário é importante ficar atendo ao tamanho dos vídeos. Tenha cuidado e não os faça muito longos, não se preocupe em preencher os 50 minutos presenciais. Quanto mais condensado for o vídeo, maior a chance de prender 100% da atenção dos alunos. O ideal aqui é que cada um tenha até 15 minutos.

3 – Disponibilizando para os alunos

Dentro de sala de aulas você também tem os seus momentos onde perde o fio da meada ou se atrapalha falando de outro assunto, não é mesmo? Isso é comum e é normal principalmente tendo distrações em sua frente. Por isso, não fique preocupado com as edições dos vídeos, não é necessário fazer grandes cortes. Vai ficar mais natural e vai dar menos trabalho pra você. Lembre-se apenas de ajustar o início e fim dele.

Ah, dica importante! Se você não quer que a sua videoaula fique pública na rede, lembre-se de quando for postá-lo no youtube marcar a opção de vídeo “não listado”, assim você pode compartilhar apenas com quem quiser e ele não fica disponível abertamente.

Por último e não menos importante, implante uma rotina para escrever os roteiros, gravar os vídeos ou realizar as aulas ao vivo. Isso vai te ajudar na organização e na linha de produção do seu trabalho e também otimizar o seu dia a dia.

Não desista! No começo é normal se sentir desconfortável e com vergonha. Mas pode ter certeza que em pouco tempo você vai tirar de letra!

Quer ter mais dicas de como gravar as suas videoaulas? Então não se esqueça de nos acompanhar em nosso Facebook e Instagram, nosso IGTV está cheio de dicas para fazer das suas aulas um sucesso!

Notícia publicada no site ESCOLA WEB, em 08/06/2020, no endereço eletrônico: https://escolaweb.com.br/uncategorized/dicas-para-gravar-videoaulas-de-casa/


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados