10 pilares do home office no pós-pandemia

ADMINISTRADORES • 11 de junho de 2020

Home Office: 18 Dicas Para Você Trabalhar Melhor De Casa

Ainda não sabemos todas as mudanças que teremos no mercado de trabalho em decorrência da crise causada pela pandemia do Covid-19, e o cenário é de muitas incertezas e especulações. E uma das questões mais debatidas sobre futuro é o modelo de trabalho: o home office veio para ficar?

Com as medidas de isolamento social impostas em todo o mundo, as organizações precisaram adotar o home office mesmo desconfiando de sua eficácia. Mas a aceitação do modelo tem aumentado. "Não se pode negar que os empresários tinham um receio em relação ao home office, principalmente em relação a produtividade. O lado positivo é que muitos se surpreenderam e viram a produtividade até aumentar, além de reduzir custos", explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

Com escritórios vazios ou funcionando apenas com serviços essenciais, empregadores viram diminuir custos de itens como contas de água e energia, suprimentos de escritório, limpeza, segurança. E entre funcionários, que passaram a economizar tempo em deslocamentos, puderam flexibilizar suas rotinas, e se dedicaram com empenho devido ao contexto da crise, a produtividade aumentou.

No entanto, Domingos afirma que o período não é necessariamente uma amostra real de como seriam cenários futuros. "Não há crise que dure para sempre, sendo preciso relativizar esses resultados. Assim, outros pontos também devem ser analisados na implementação do home office pós-pandemia, lembrando que esse modelo de trabalho deve ser uma extensão da empresa e caberá ao empresário entender que nem tudo é como se imagina" ressalta Domingos. O executivo lista alguns pontos que acredita serem essenciais para o home office no pós-pandemia.

1. Controle de jornada de trabalho

Em função da urgência, as empresas que não tinham a tecnologia ao seu favor, não tiveram grande preocupação em relação ao controle de jornadas, mas em uma nova realidade este deve ser um ponto de atenção, utilizando de tecnologia para apoiar a medição.

2. CRM

A gestão de relacionamento com o cliente é um grande desafio, é preciso um atendimento ao cliente integrado nas empresas, para que não haja desencontro de informações e para isso a tecnologia também será necessária .

3. Comunicação

Telefonia, WhatsApp, e-mail ou outras ferramentas? A empresa deve ter uma política de comunicação adequada e definida, e para isso é preciso se ter políticas. Devem ser pensados pontos como: qual é o tipo de telefonia que as empresas deverão disponibilizar para seu empregado? É necessário pensar na integração das tecnologias de telefonia e CRM.

4. Medicina e saúde do trabalho

Implantar esse modelo de trabalho não significa que acabou a responsabilidade empresarial pela saúde do trabalhador. É preciso acompanhamento, adequação às normas e acompanhamento das condições de trabalho do funcionário.

5. Estrutura física

A empresa tem que se preocupar em saber se o local de trabalho está adequado para exercer as funções para a empresa, tais como local destacado na residência para exercer as atividades, mesa, monitores, cadeira ergonômica, iluminação, ventilação, apoio de pés, material de trabalho, internet, computador, impressora, dentre outros.

6. Recursos humanos

O momento é de medo, o que faz com que os colaboradores estejam focados em gerar resultados, porém, isso vai passar, e é fundamental se preocupar com problemas que vão aparecer, como turnover e desmotivação. Será preciso um RH atendo e que saiba se comunicar.

7. Identidade com a marca

Ainda sobre a relação com o funcionário, é preciso fazer com que esse ‘vista a camisa’, investindo na identificação da marca. Imagine a cena :um empregado dando uma consultoria via videoconferência de camiseta regata, cabelo por pentear, cachorro latindo, filhos puxando para brincar e esposa cozinhando no fundo do vídeo. Acredite que isso pode acontecer. Assim, será a necessidade de criar uma imagem homogênea da empresa, bem como no atendimento.

8. Compliance

Como serão tratados os dados confidenciais em um ambiente externo? Muitas posições trabalham com informações que não podem ser partilhadas por ninguém. São fundamentais políticas claras e assinaturas de termos, além da constante conscientização dos funcionários em relação ao tema.

9. Contrato de trabalho

Adaptação do contrato de trabalho é fundamental para essa modalidade. Para tanto se deve buscar profissionais especializados (área trabalhista), para esse trabalho, lembrando que neste contrato deverão estar detalhados todos os pontos de preocupação.

10. Segurança digital

Trabalhando fora das instalações representam riscos, a empresa terá que dar suporte nesse ponto para sua própria proteção. É preciso garantir a segurança no acesso às informações para não serem hackeados ou contaminados por vírus.

"Como pode ver, por mais que seja uma nova realidade, a implementação do home office será diferente para as empresas no pós-pandemia, uma coisa era utilizar esse modelo em uma urgência, outra será no dia a dia sem crise. Os cuidados deverão ser muito maiores", alerta Richard Domingos. Ou seja, as empresas podem até optar por esse novo modelo, mas os cuidados terão se ser tão grandes como era antigamente.

Notícia publicada no site ADMINISTRADORES, em 10/06/2020, no endereço eletrônico: https://administradores.com.br/noticias/10-pilares-do-home-office-no-p%C3%B3s-pandemia


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