Secretário de Educação de SP se diz contra adiar volta às aulas para 2021

UOL • 24 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: UOL

Data da Publicação original: 23/08/2020

Publicado Originalmente em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/08/23/volta-as-aulas-sp-descarta-reprovacao-e-quer-somar-notas-deste-ano-e-2021.htm

Íntegra da notícia abaixo:

O secretário de Educação Rossieli Soares - Reprodução/Instagram

O secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje que é contra adiar, neste momento, a volta às aulas presenciais para o ano que vem. Ele contou, ainda, planos de unificar as notas de 2020 e 2021 e decidir pela aprovação apenas no final do ano que vem.

Rossieli defendeu avaliar a situação da pandemia "semana a semana, mês a mês" e afirmou que "se pudermos voltar um dia [ainda em 2020], fará diferença".

"Sou contra bater o martelo e dizer agora que não vai voltar até o final do ano. Sou contra. Vamos avaliando a cada semana, a cada mês. Se puder voltar um dia de aula, fará uma grande diferença, ainda mais depois de um ano inteiro em casa", disse, à CNN.

Rossieli falou sobre depressão e suicídio entre jovens, alegando que o problema "está agravado durante a pandemia" e dizendo que o papel da escola na saúde mental de crianças e jovens é insubstituível".

No momento, o governo do estado e a prefeitura da capital paulista já descartaram o retorno às salas de aula em 8 de setembro, data prevista até então. Agora, gestores trabalham com a possibilidade de volta em 7 de outubro, também com possibilidade de reavaliação.

"Organização de ciclos"

Rossieli admitiu que o ano letivo de 2020 foi bastante impactado pela pandemia de coronavírus e voltou a dizer que nenhum aluno será reprovado em dezembro.

O secretário, no entanto, rejeitou o termo "aprovação automática" e disse que prefere chamar a decisão deste ano de "organização de ciclos".

Ele explicou que, se um ano tem geralmente 4 bimestres, desta vez os alunos terão 8 bimestres para recuperar a nota e conquistar a aprovação lá na frente, no final de 2021. Funcionará assim: no final de 2020, a criança vai ser aprovada normalmente e no ano que vem segue para a próxima série. As notas de 2020 serão somadas às notas de 2021 e, então, a média será calculada com o desempenho dos últimos oito bimestres letivos.

"Neste ano e no próximo não compreendemos que podemos reprovar, mas não é aprovar de qualquer jeito", afirmou. "[O aluno] vai ser cobrado, mas vai ter mais tempo de recuperar, de correr atrás".


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados