Instituições de ensino superior de Piracicaba anunciam retomada das atividades presenciais

G1 • 31 de agosto de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 31/08/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/08/31/instituicoes-de-ensino-superior-de-piracicaba-anunciam-retomada-das-atividades-presenciais.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Universidade Metodista de Piracicaba — Foto: Carol Giantomaso/G1

Com a autorização para volta de atividades práticas e laboratoriais no ensino superior e profissionalizante em Piracicaba (SP), universidades e faculdades do município divulgaram planos de retomada para os próximos meses.

O decreto que permite essa retomada também estipula uma série de restrições para o retorno às aulas, em prevenção à pandemia do novo coronavírus, entre elas a presença de até 35% do número de alunos matriculados, priorizando o atendimento dos alunos que tem previsão de conclusão do curso neste ano.

Além disso, enquanto vigorar o Plano São Paulo, que define as regras para a quarentena, os estabelecimentos só poderão operar com aulas presenciais por no máximo oito horas diárias.

Determinações gerais:

  • Cursinhos pré-vestibulares ou preparatórios de concurso público estão vedados de operarem com aulas presenciais ou salas de estudo;
  • Providenciar infraestrutura apropriada para o cumprimento do protocolo de funcionamento;
  • Orientar e treinar funcionários e gestores para o correto cumprimento do protocolo;
  • Orientar, de forma apropriada, os usuários dos estabelecimentos de educação informal;
  • Reduzir a densidade ocupacional, limitada a ocupação interna dos estabelecimentos educativos a 35% de sua capacidade máxima, enquanto a cidade de Piracicaba encontrar-se a 14 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo, e a 50%, enquanto encontrar-se na fase verde;
  • Intensificar a limpeza de banheiros e só permitir seu uso em condições sanitárias adequadas às recomendações especiais durante a quarentena;
  • Reforçar a desinfecção e limpeza de áreas de maior fluxo de frequentadores, como salas de aula e corredores, limitando, sempre que possível, a convivência.

Esalq/USP

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) informou que as aulas presenciais não vão retornar em 2020. Essa medida já tinha sido anunciada pela USP e vale também para o campus de Piracicaba.

Prédio central da Esalq — Foto: Gerhard Waller/Esalq

Unimep

Já a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) informou que programa a volta às aulas práticas e laboratoriais para setembro, mas ainda sem dia definido. O campus que fica no município deve ser preparado para receber os alunos dentro das regras e protocolos de saúde.

"A partir deste decreto, será traçado um plano de ação para que, em breve, as aulas práticas possam ser retomadas", diz a nota.

FOP/Unicamp

Já a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (FOP/Unicamp), informou que acompanha os decretos publicados pela universidade e que, por esses decretos, poderia retomar as atividades presenciais ainda em agosto, respeitando o limite de alunos.

"Entretanto, é de conhecimento de todos o alto risco de contaminação da Covid-19, e esse risco é aumentado na presença de saliva e aerossol com fluidos bucais, sendo que estes fluidos estão presentes na rotina das atividades do Cirurgião-Dentista. Com a finalidade de diminuir ao máximo o risco de contaminação, a FOP propôs uma série de adequações em suas clínicas, e isto está sendo avaliado pela reitoria da Universidade, a respeito de custos e tempo para as adequações."

O campus informou, ainda, que não é possível retornar os atendimentos sem essas adequações, mas seguirá o plano normal de retomada da universidade para os demais cursos. "Ou seja, se Piracicaba, Campinas e Limeira permanecerem na fase amarela ou verde do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias consecutivos, será estabelecida uma data para o início do retorno presencial", diz a nota

Essa retomada deve começar com os funcionários e, depois de quatro semanas, parte dos alunos poderão voltar a ter aulas práticas presenciais. A previsão inicial é para outubro. As aulas teóricas continuam de forma remota.

"As atividades clínicas só retornarão após as adequações, com diminuição do número de cadeiras odontológicas, instalação de filtros de ar especiais, maior espaçamento entre as cadeiras e somente um paciente por período será atendido por dois alunos, entre outras mudanças de protocolo."

IFSP

O instituto não passou informações até esta publicação.

Anhembi Morumbi

A Anhembi Morumbi, que tem o campus de medicina em Piracicaba, informou que terá o retorno das atividades práticas pendentes do primeiro semestre de 2020 a partir da próxima segunda-feira (31). As aulas teóricas continuam remotas.

Para o retorno das aulas, a universidade informou que fez treinamentos com os funcionários. Além disso, todos que chegarem ao campus deverão ter a temperatura medida e devem usar máscaras, além de outras medidas de higienização dos ambientes de laboratórios.

Fumep

A faculdade não passou informações até esta publicação.

Fatec

O Centro Paula Souza informou que as atividades na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) de Piracicaba já têm um protocolo definido e que vai seguir as recomendações do Centro de Contingência do Governo do Estado.

"O retorno das atividades presenciais será prioritariamente para garantir as aulas práticas dos alunos concluintes das Etecs e Fatecs e poderá ocorrer no período anunciado pelo Governo do Estado no dia 7 de agosto, durante coletiva de imprensa", diz a nota. O período citado é a partir de 7 de outubro.

Anhanguera

A Faculdade Anhanguera de Piracicaba informou que a retomada das atividades presenciais vai acontecer "em ondas", respeitando os decretos das autoridades locais e com três fases:

  1. Retomada parcial com alto nível de restrições e protocolos de segurança
  2. Retomada moderada de atividades presenciais e manutenção dos protocolos de segurança
  3. Retorno aos padrões normais, apenas com cuidados preventivos e ajustes de rotinas

Até nenhuma aula presencial foi retomada, apenas estágios externos do curso de enfermagem.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados