Pesquisa on-line sobre impacto da pandemia entre jovens busca participantes

G1 • 26 de março de 2021

Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 25/03/2021
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/03/25/pesquisa-on-line-sobre-impacto-da-pandemia-entre-jovens-busca-participantes.ghtml


Como a pandemia afeta os jovens e como eles podem ser apoiados neste momento? Em busca dessas respostas foi lançada uma nova rodada da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19)”. Jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil podem participar da consulta no link bit.ly/juventudesepandemia2. A pesquisa ficará aberta até 5 de abril.

A ação é promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Unesco, a Rede Conhecimento Social, a Visão Mundial, o Mapa Educação, o Em Movimento e o Porvir.

A primeira edição da pesquisa foi realizada em maio de 2020 e ouviu 33.688 jovens. À época, seus resultados mostraram que a pandemia afetava diferentes aspectos da vida dos jovens, como perda de trabalho e renda, dificuldade para estudar em casa e elevado nível de estresse.

Agora, com os riscos ampliados pela longa exposição à pandemia, a segunda rodada da mobilização pretende atualizar as percepções das juventudes sobre a crise e trazer dados que ajudem a evitar sequelas graves para a maior geração de jovens da história do país.

"Todo este contexto tem forte influência no processo de desenvolvimento da população jovem no Brasil. A situação é grave. Precisamos urgentemente de ações concretas, com real capacidade de promover mudanças, atendendo as demandas emergenciais e apresentando perspectivas de futuro", afirma Marcus Barão, Presidente do Conselho Nacional da Juventude.

"Uma série de direitos têm sido violados ou negligenciados e para o enfrentamento da complexidade desses desafios será fundamental a construção de soluções que sejam baseadas em evidências, por isso decidimos realizar a segunda onda da Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus" - Marcus Barão, presidente do Conjuve

Por meio do questionário, os jovens terão a oportunidade de relatar suas experiências e sentimentos em relação a saúde e bem estar; educação e aprendizado; trabalho e renda; e vida pública e expectativas.

Também devem responder algumas informações sobre sua origem e perfil socioeconômico, mas não precisam se identificar. Com 70 perguntas como: "Quando estiver disponível para a sua faixa de idade, você pretende tomar a vacina contra COVID-19?" e "Pensando em perspectivas de futuro para o mundo do trabalho, quais são as duas ações prioritárias para instituições públicas e privadas ajudarem jovens a lidar com efeitos da pandemia?", a pesquisa leva aproximadamente 30 minutos para ser completada.

Assim como na primeira edição, os temas e questões do questionário foram propostos por um grupo de 10 jovens que participaram de oficinas utilizando a metodologia PerguntAção, coordenadas pela Rede Conhecimento Social, uma das organizações parceiras da iniciativa.

A iniciativa tem como objetivo atingir uma amostra representativa das juventudes brasileiras. Para isso, será feito um monitoramento durante a fase de coleta, conforme explica Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

"No processo de mobilização precisamos ficar atentos se estamos atraindo e garantindo a representatividade de jovens de todas a regiões do Brasil, moradores de zonas urbanas e rurais, jovens do sexo masculino e feminino, com diferentes identidades de gênero e cor/raça. Vamos monitorar as respostas, utilizando dados populacionais do IBGE para analisar a representatividade e ativar a mobilização, cuidando para que ao final da coleta a pesquisa represente as juventudes brasileiras”.

O lançamento dos dados será realizado no festival de lançamento do Atlas das Juventudes, em maio. O Atlas das Juventudes é uma pesquisa nacional, coordenada pelo Em Movimento e pelo Pacto das Juventudes pelos ODS que tem como objetivo produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diferentes juventudes do Brasil. Contribuir com evidências para que sejam feitos os investimentos certos, no momento certo, para ativar o potencial desta geração.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados