Módulo Aluno é apresentado a recenseadores institucionais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 27 de março de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 26/03/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/modulo-aluno-e-apresentado-a-recenseadores-institucionais


Durante live realizada nesta quinta-feira, 25 de março, os recenseadores institucionais conheceram o módulo Aluno do Censo da Educação Superior 2020, no novo sistema Censup. Essa foi a quarta live que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou sobre a pesquisa. A transmissão foi dividida em dois blocos. O primeiro apresentou as características do módulo Aluno, com instruções sobre o que informar na pesquisa, e o segundo orientou sobre a navegação no Censup, com um passo a passo para o preenchimento do formulário.

Os recenseadores das Instituições de Educação Superior também puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento da pesquisa. O módulo aluno está liberado no sistema Censup desde quarta-feira, 24 de março. Posteriormente, o Inep liberará os módulos Migração e Verificar erro, além da justificativa de alunos de anos anteriores e os relatórios. O período de coleta do Censo começou em 1º de março e segue até 4 de junho.

Este ano, os módulos são liberados de forma gradual, com o intuito de permitir aos recenseadores conhecer cada um e diminuir os riscos de inconsistências no envio de dados. Dessa forma, o Inep orienta adotar uma ordem de preenchimento, que tenha início pelos módulos IES e Curso, com continuidade no módulo Docente, Aluno e Fechamento. O preenchimento executado nessa ordem tende a diminuir os erros de verificação cruzada que o sistema pode apresentar ao usuário. Um exemplo disso é de que o Censup não permitirá o preenchimento do módulo Aluno ou Docentes sem que antes o módulo Curso tenha sido preenchido.

Material de apoio – No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do Censo. O instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além das perguntas frequentes, informativos e apresentações.

Treinamento EAD – Na plataforma Capacita Servidores, os recenseadores encontram todos os módulos do Censo. A plataforma, disponível no Censup, é uma ferramenta para capacitação de todos os envolvidos no preenchimento dentro da instituição de educação superior.

Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da Educação Superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional. Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados