Aulas presenciais: 67% dos recifenses querem proibição

LEIA JÁ • 01 de abril de 2021

Fonte da Notícia: LEIA JÁ
Data da Publicação original: 31/03/2021
Publicado Originalmente em: https://www.leiaja.com/carreiras/2021/03/31/aulas-presenciais-67-dos-recifenses-querem-proibicao/


Levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU, divulgado nessa terça-feira (30), trouxe respostas da população recifense a respeito da pandemia da Covid-19. Um dos recortes revelou que para 67% dos moradores da capital pernambucana, aulas presenciais em escolas, universidades e faculdades devem ser proibidas, enquanto 29% dos entrevistados preferem o retorno das atividades e 4% não responderam

A pesquisa foi realizada no período de 23 a 27 de março deste ano, por telefone, com 600 colaboradores. Quarenta e dois por cento dos participantes têm ensino médio completo ou superior incompleto, 23% concluíram a graduação, mesmo percentual dos que finalizaram o fundamental I. Onze por centro dos participantes chegaram ao nível fundamental II ou apresentaram o ensino médio incompleto.

O Governo de Pernambuco detalhou nesta quarta-feira (31) o cronograma de volta às aulas presenciais para escolas, cursos livres e universidades. As instituições de ensino superior, por exemplo, podem retomar as atividades a partir de 5 de abril, devendo oferecer também o ensino híbrido como opção. As mesmas data e recomendações servem para os cursos livres.

Também de forma gradual, as escolas privadas poderão voltar às programações presenciais a partir de 5 de abril, enquanto a rede estadual de ensino apenas retornará no dia 19 do mesmo mês.

As escolas municipais de ensino voltarão a partir de 25 de abril. O Governo de Pernambuco informou que a definição do cronograma a partir dessa data ficará a cargo de cada cidade. Em todos os níveis educacionais, além pedir a disponibilização ensino híbrido, o Estado exige que sejam seguidos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, tais como distanciamento social, uso de máscaras e utilização de álcool em gel.

Outros dados

O estudo do Instituto de Pesquisas UNINASSAU também revelou que 92% dos entrevistados conhecem alguém que já foi infectado pelo vírus, bem como 76% dos recifenses afirmam ter medo de ser contaminados pela Covid-19. O levantamento mostra, ainda, que quase 70% dos entrevistados nunca foram testados, ficando impedidos, dessa forma, de saberem se tiveram ou não a doença.

A pesquisa confirma mudanças de hábitos na população, que diante da necessidade do isolamento social para conter a pandemia, precisou passar mais tempo em casa. Por isso, de acordo com o estudo, cresceu a audiência de filmes e programas jornalísticos, que se tornaram a preferência de 53% e 66% dos entrevistados, respectivamente.

A vacinação para prevenção à Covid-19 também foi pauta da análise. Segundo o levantamento, 79% dos recifenses pretendem tomar o imunizante. De acordo com a Prefeitura do Recife, até o fechamento desta matéria, 210.522 pessoas foram vacinadas na cidade.

Na levantamento do Instituto de Pesquisas UNINASSAU, foram entrevistados recifenses acima dos 18 anos. O Instituto reforça que o resultado final apresenta 95% de confiabilidade, com margem de erro calculada em quatro pontos percentuais.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados