Saiba qual a importância do Censo da Educação Superior e para que serve

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 01 de abril de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 01/04/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/saiba-qual-a-importancia-do-censo-da-educacao-superior-e-para-que-serve


Dando sequência à série Conhecendo o MEC, vamos falar um pouco sobre o Censo da Educação Superior, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acompanhar as publicações, basta seguir o MEC no Instagram.

O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES), que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes.

O objetivo é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da Educação Superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, a pesquisa estatística contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados