Bolsonaro diz que MEC dará parecer favorável a retorno de aulas presenciais

UOL • 10 de abril de 2021

Fonte da Notícia: UOL
Data da Publicação original: 10/04/2021
Publicado Originalmente em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/04/10/bolsonaro-diz-que-mec-dara-parecer-favoravel-a-retorno-de-aulas-no-brasil.htm


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, dará parecer favorável para o retorno às aulas presenciais em todo o Brasil, mesmo em meio à escalada no número de casos e mortes provocados pela covid-19.

"Um ano sem aula, entrando no segundo [ano]. Imagina o futuro dessa molecada?!", disse o presidente, ao responder questionamentos de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "Ele [o ministro Milton Ribeiro] vai dar um parecer favorável à volta às aulas no Brasil. Até para atender um grupo de professores em São Paulo. O problema existe, tem que tomar os cuidados, mas não pode mais ficar em casa. Até quando?", completou.

Em sua fala, o presidente não especifica, por exemplo, se a medida refere-se ao retorno do ensino básico ou médio, ou a ambos.

Especialistas argumentam que as aulas só devem voltar quando houver queda no número de casos da covid-19, devido ao "elevado risco de transmissão" da doença.

Como mostrou o UOL, o grupo Observatório Covid-19 BR, que reúne 85 pesquisadores associados a 28 instituições nacionais e internacionais, já explicou que as comunidades escolares "envolvem grupos de pessoas, por tempo prolongado, em geral em ambientes fechados".

Outro aspecto considerado por especialistas é o fato de alunos, professores e funcionários dependerem do transporte coletivo para chegar e sair das escolas. Além disso, muitos colégios não têm estrutura - como ventilação adequada, pessoal responsável pela limpeza e proteção individual - para que as medidas de sejam totalmente seguidas.

Covid no Brasil

Em um intervalo de 24 horas, foram registradas 3.647 mortes em decorrência da covid-19 no Brasil. Ao todo, o País contabiliza 348.934 óbitos provocados pela doença desde o início da pandemia. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, que apura os números com as secretarias estaduais de Saúde.

Novos 89.090 diagnósticos foram confirmados nesta sexta-feira, elevando o total de infectados em toda a pandemia para 13.375.414.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados