MEC abre temporada para atualização das bolsas do Prouni

CORREIO BRAZILIENSE • 15 de abril de 2021

Fonte da Notícia: CORREIO BRAZILIENSE
Data da Publicação original: 13/04/2021
Publicado Originalmente em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2021/04/4918022-mec-abre-temporada-para-atualizacao-das-bolsas-do-prouni.html


Está aberta a temporada para atualização das bolsas do Programa Universidade para Todos - Prouni, referente ao segundo semestre de 2020. O prazo se encerra em 26 de abril. Todo o processo é on-line e deve ser feito no Sistema Informatizado do Prouni (SisProuni).

São aceitos os Certificados Digital do tipo A1, que é armazenado no computador, e do tipo A3, no cartão, token ou nuvem. A área educacional vem se modernizando ao longo dos anos e migrando algumas atividades para o digital.

Além dos certificados, algumas instituições de ensino oferecem o Diploma Digital. A partir de 1º de janeiro de 2022, de acordo com a Portaria nº 554, do MEC, ele será obrigatório. No próximo ano, todas as Universidades, públicas e particulares, deverão emitir o diploma em sua versão digital assinado por meio do Certificado Digital ICP-Brasil e uso do Carimbo do Tempo.

Com essa mudança, os alunos terão seus diplomas com mais rapidez e menos burocracia, além disso as Universidades e empresas contratantes dos formandos estarão seguras contra a fraude de assinatura, muito comum na versão impressa.

"É importante que o responsável por este processo na Universidade se atente a data de validade do Certificado. Ele não pode estar expirado. Vale dizer que a renovação é simples e pode ser realizada totalmente on-line, o que facilita bastante, especialmente em tempos de pandemia", explica Lessandro Gonçalves, Head of Product da Certisign, IDTech especializada em identificação e segurança digital.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados