Resumo Técnico do Censo Superior 2019 está disponível

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 16 de abril de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 16/04/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/resumo-tecnico-do-censo-superior-2019-esta-disponivel


O Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2019 está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No documento constam os principais resultados e estatísticas da pesquisa, detalhados por meio de informações quantitativas e qualitativas, a partir de análises que descrevem o teor dos dados. Os resultados do Censo Superior 2019 foram divulgados pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), em outubro de 2020.

O relatório faz parte de uma série de documentos produzidos a partir de dados coletados no censo e tem o objetivo de tornar públicas as informações apuradas na pesquisa, juntamente com outros materiais analíticos e expositivos — como as notas estatísticas, a sinopse e os microdados. O resumo é dividido em cinco seções, referentes às unidades de coleta de dados. São elas: instituições de educação superior; cursos de graduação; alunos (ingressantes, matrículas e concluintes); indicadores de fluxo; e funções docentes.

Na publicação, as informações são abordadas, em alguns momentos, em proporções nacionais e regionais. Vale destacar que, em sua maioria, o resumo se refere ao ano de 2019. O documento também traz análises de fluxo e um apêndice, com uma coletânea de tabelas contextuais da série histórica de dez anos (2010-2019).

Os resultados apresentados no Resumo Técnico do Censo da Educação Superior são fundamentais para traçar o atual panorama educacional no Brasil. O documento é base de dados para consulta de dirigentes de instituições de ensino, gestores de políticas educacionais, órgãos governamentais, pesquisadores e outros possíveis interessados no sistema educacional brasileiro.

Censo da Educação Superior – O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Resumo Técnico | Censo da Educação Superior 2019

Microdados | Censo da Educação Superior 2019

Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019

Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019

Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados