Justiça aceita pedido de recuperação judicial do grupo educacional Metodista

VALOR • 12 de maio de 2021

Fonte da Notícia: VALOR
Data da Publicação original: 11/05/2021
Publicado Originalmente em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/05/11/justia-aceita-pedido-de-recuperao-judicial-do-grupo-educacional-metodista.ghtml


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) aprovou o pedido de recuperação judicial do grupo educacional sem fins lucrativos Metodista, que agora tem 60 dias para apresentar seu plano aos credores e à Justiça.

O grupo educacional tem dívida de cerca de R$ 479 milhões, sendo que 64% referem-se a passivos trabalhistas e o restante com bancos. A Metodista tem 3 mil funcionários, sendo 1,2 mil docentes.

A reorganização da instituição de ensino envolve a implementação de um novo modelo de gestão e a desmobilização de ativos não-operacionais. O plano foi elaborado pela Educação Metodista juntamente com a consultoria Alvarez & Marsal e o escritório de advocacia Galdino & Coelho.

A Metodista tem seis instituições de ensino superior e 11 colégios distribuídos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que juntas possuem 19 mil alunos.

“O momento, mais do que nunca, reconhece que o direito deve estar em frequente movimento, adequando-se à realidade do dinamismo social, unindo os tempos do direito e dos fatos da vida. Só assim conseguiremos proteger e soerguer agentes econômicos dos quais a nação necessita. Sem elas, não há riquezas”, afirma Luiz Roberto Ayoub, sócio do escritório Galdino & Coelho.

Segundo o grupo educacional, desde 2015, ano de redução do Fies, a Metodista vem enfrentando uma redução significativa do número de alunos, o que provocou um forte impacto na receita e o consequente desequilíbrio financeiro.

“A crise das instituições metodistas de educação teve início com a mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e se acentuou com o cenário econômico de recessão dos últimos anos. A pandemia de covid-19 agravou a situação da Educação Metodista”, informa comunicado do grupo.

“Com a aprovação do pedido de recuperação judicial, ganhamos fôlego para reestruturar a Educação Metodista a fim de restabelecer nosso equilíbrio financeiro e retomar o crescimento”, afirma Mauricio Fontoura, diretor financeiro da instituição.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados