Reunião amplia diálogo com gestores das instituições federais de ensino

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 12 de maio de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 11/05/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/reuniao-amplia-dialogo-com-gestores-das-instituicoes-federais-de-ensino


O Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV), conhecido como coração artificial, é uma solução tecnológica desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O equipamento pode ser utilizado no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca, se apresentando como uma importante ferramenta para a medicina. Essa foi uma das iniciativas apresentadas ao Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Wandemberg Venceslau, na última sexta-feira (7), em visita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em São Paulo.

A reunião realizada com os gestores do IFSP contou também com a participação dos gestores da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos e do ABC. O MEC com o objetivo de identificar e propor ações que possam fortalecer e melhorar a qualidade do ensino, tem buscado uma aproximação e um amplo diálogo com as instituições e com todos os agentes envolvidos nesse processo educacional. Durante o encontro foram apresentadas ações e pesquisas desenvolvidas pelos servidores e estudantes das unidades do IFSP.

O ministro ressaltou a importância de se pensar no futuro da educação e na relevância dos projetos realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o atendimento à sociedade. “O Brasil não conhece a força acadêmica de suas escolas federais. Eu creio que umas das razões de estar aqui como ministro é poder mostrar ao Brasil a importância, a qualidade e a profundidade dessas pesquisas e, como essas pesquisas não ficam apenas no mundo abstrato, elas também respondem às perguntas que a sociedade está fazendo com soluções e mecanismos, enfim, a sociedade pergunta e a ciência responde”, afirmou.

O encontro também objetivou alinhar as ações entre o MEC e o IFSP a fim de conhecer a realidade da instituição e viabilizar projetos que elevem a qualidade do ensino, a produtividade da economia no país e, assim, consolidar a Rede Federal. “Esse processo de consolidação passa também pelo IFSP pela conclusão de suas obras, pelo ingresso de alunos e pelo quadro de pessoal qualificado. E também, cada vez mais, pela dedicação dos professores e discentes em projetos que envolvam a comunidade”, explicou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, também analisou a agenda de trabalho de forma muito positiva devido à oportunidade em apresentar as ações e a infraestrutura das unidades do IFSP aos gestores do MEC.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados