Núcleo de Educação Online do Ines assegura o envolvimento da comunidade acadêmica na modalidade online de educação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 18 de maio de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 18/05/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/nucleo-de-educacao-online-do-ines-assegura-o-envolvimento-da-comunidade-academica-na-modalidade-online-de-educacao


O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) criou, em 2015, o Núcleo de Educação Online (NEO), vinculado ao Departamento de Ensino Superior (Desu) do Ines. Entre as diversas atribuições do NEO, se destaca o objetivo de assegurar o envolvimento da comunidade acadêmica na modalidade online de educação, mediante a articulação contínua com todos os setores do Instituto.

O NEO foi criado para assumir o desafio de garantir aos estudantes um padrão de qualidade educacional, mediante ao desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras integradas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICs). O NEO promove a ampliação do curso de Pedagogia a distância, concedendo vagas na sede da Ines, nos Institutos Federais de Goiás e Santa Catarina, e nas Universidades Federais do Pará, do Amazonas, da Bahia, do Ceará, da Grande Dourados, de Lavras, da Paraíba, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

O curso de graduação em Pedagogia (Licenciatura EaD) objetiva formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural na modalidade online, para atuar na área da docência e na gestão de espaços educativos formais e não formais. O curso é desenvolvido por meio de ambiente virtual de aprendizagem e de atividades presenciais obrigatórias. Podem concorrer às vagas os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das três últimas edições.

Os polos presenciais contam com a tecnológica Sala Revoluti: laboratórios de informática específicos para o curso, com espaço didático modulado em estruturas dinâmicas, que permitem a modificação do ambiente físico de acordo com a proposta pedagógica a ser desenvolvida. A Sala Revoluti é uma solução que incorpora o conceito do trabalho em rede ao processo de aprendizagem, em um novo modelo de aula que utiliza o computador como ferramenta de formação.

Além disso, a NEO também é responsável pelo desenvolvimento do único Repositório Bilíngue do país, em que são reunidos os principais documentos da área da surdez desenvolvidos por profissionais do Ines e de outras instituições. Livros, vídeos, documentos manuscritos, trabalhos apresentados em congressos e animações são alguns dos materiais disponíveis no Repositório.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados