Inteligência artificial e economia: uma composição premiada

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 04 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 03/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inteligencia-artificial-e-economia-uma-composicao-premiada

Imagem: Pexels

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec), criado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornou-se propulsor de pesquisas que analisam as políticas macroeconômicas no Brasil. A partir de simulações econômicas e recursos tecnológicos de informática avançada, professores e estudantes, bolsistas da CAPES, conquistaram diversos prêmios de destaque no cenário nacional nos dois últimos anos.

A estratégia do Labimec é integrar, verticalmente, o curso de Economia, tanto na graduação quanto na pós-graduação da UFPB, proporcionando atividades práticas aos alunos. A cada novo semestre, professores e pesquisadores são convidados para ministrar cursos de programação, visualizações de dados, geração de relatórios, entre outros. “Essas experiências têm proporcionado oportunidades para que os alunos resolvam problemas do cotidiano acadêmico e empresarial, permitindo que ponham em prática conceitos aprendidos ao longo da sua formação acadêmica”, explica Cassio Besarria, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia, idealizador do Laboratório.

O Labimec gerou várias ferramentas de utilidade pública nos últimos dois anos, incluindo informações à comunidade e às autoridades sobre a COVID-19. Entre elas, destaca-se um robô virtual, batizado de Dr. Labimec. A inovação chamou a atenção dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, da Paraíba e da Defensoria Pública daquele estado. Os dados gerados pelo robô resultaram em importantes orientações aos municípios e a iniciativa recebeu o Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social. Um aplicativo também foi criado com o propósito de acompanhar as contas públicas na forma de um monitor fiscal. O produto recebeu um prêmio no I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) 20 anos.

Diego Pitta de Jesus, bolsista da CAPES no doutorado, e Cássio Besarria também receberam o Prêmio do Instituto Febraban de Educação na área de Economia Bancária com o artigo “Como o setor bancário reage a um aumento de incerteza econômica?” O trabalho conquistou o 2º lugar na categoria Dissertações, Teses e Artigos Acadêmicos. “A certificação obtida pelo prêmio INFI - Febraban de economia bancária valoriza o trabalho acadêmico que venho desenvolvendo e a instituição a qual estou vinculado. Além disso, ressalto a importância do Labimec no desenvolvimento do trabalho premiado”, explica Diego Pitta.

Por fim, o Labimec contribuiu para que Wellington Charles Lacerda, doutor em Economia e bolsista da CAPES, juntamente com uma equipe de professores da UFPB, recebessem o XXV Prêmio Tesouro Nacional. “Considero a premiação da Secretaria do Tesouro Nacional como uma das mais importantes no contexto das finanças públicas. Ela reúne pesquisadores e pesquisas que podem expandir a fronteira das discussões sobre finanças públicas no Brasil”, diz Wellington.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados