CAPES e TCU discutem prestação de contas e alta formação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 30 de agosto de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 27/08/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-e-tcu-discutem-prestacao-de-contas-e-alta-formacao

Um diálogo marcado por boas intenções e projetos de parceria. Assim foi a reunião entre Cláudia Queda de Toledo e a Ana Arraes, presidentes da CAPES e do Tribunal de Contas da União (TCU), respectivamente. A conversa aconteceu no dia 19 de agosto, por videoconferência. Dois assuntos pautaram o encontro virtual: a desburocratização do processo de prestação de contas da Fundação e a qualificação dos servidores do Tribunal a partir da pós-graduação stricto sensu.

A presidente da Fundação lembrou que a alta formação de pessoal é parte da missão da CAPES, além de política de Estado e destacou a aproximação institucional. “Quanto maior for a qualificação dos servidores, maior será a qualidade das políticas públicas de Estado. Este encontro é uma apresentação de propósitos e de novidades para os servidores do TCU. Estamos à disposição para novas ideias e para contribuir”, afirmou.

Anderson Lozi, diretor de Gestão da Fundação que também participou do encontro, explicou que “a intenção é reduzir o passivo e melhorar a qualidade do processo de prestação de contas, sobretudo a financeira, como convênios, auxílios e Termos de Execução Descentralizada”. Por sua vez, a ministra do TCU sugeriu a criação de uma cartilha. “Seria interessante que fizéssemos uma orientação simples e didática. Queremos contribuir”, disse Ana Arraes.

A CAPES discutirá a possibilidade de capacitação dos servidores da administração pública em 31 de agosto, durante a reunião do Conselho Superior. Compete ao Colegiado, entre outras atribuições, a apreciação de critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudo e outras formas de auxílio. Segundo a ministra Arraes, muitos servidores têm interesse em se aperfeiçoar. “É do nosso interesse ofertar mestrados profissionais. Nenhum país vai para a frente sem educação e conhecimento”, afirmou.

Do encontro participaram ainda Ana Maria Alves Ferreira, chefe de gabinete da presidência do TCU e Alípio Neto, secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do TCU.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados