Gabaritos da 1ª etapa do Revalida 2021 estão disponíveis

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 28 de outubro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 27/10/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/gabaritos-da-1a-etapa-do-revalida-2021-estao-disponiveis

Comissão assessora do Revalida inicia reuniões de alinhamento e metodologia  — Inep

Os gabaritos e os resultados finais da prova escrita objetiva, além do padrão de resposta e dos resultados provisórios da prova discursiva da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 estão disponíveis no Sistema Revalida. Os dados foram publicados na plataforma pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os participantes que desejarem interpor recurso ao resultado provisório da prova discursiva poderão fazê-lo até o dia 1º de novembro, por meio do Sistema Revalida. As solicitações de recurso devem conter questionamentos relacionados apenas às respostas definidas para o padrão de respostas. A banca corretora do exame analisará todos os pedidos. Os resultados das análises serão divulgados no sistema do exame, no dia 19 de novembro, juntamente com o resultado final da primeira etapa do Revalida 2021.

Será considerado aprovado na primeira etapa do exame o participante que alcançar, no mínimo, 90 pontos de um total de 150. A pontuação final será correspondente à soma da nota obtida nas provas objetiva e discursiva. Somente os participantes aprovados poderão inscrever-se na segunda etapa do Revalida (prova de habilidades clínicas), cujas diretrizes, procedimentos e prazos serão publicados posteriormente em edital específico.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira o gabarito final da prova objetiva

Veja o padrão de resposta da prova discursiva

Confira as provas objetiva e discursiva

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados