Saiba a importância de fazer o Enade

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 01 de novembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 29/10/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/saiba-a-importancia-de-fazer-o-enade

Dicas para quem vai fazer o ENADE 2019: prova acontece no dia 24/11

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os estudantes são avaliados por meio da aplicação de prova, que na edição de 2021 ocorrerá em 14 de novembro. O Questionário do Estudante, disponível para envio das informações até 13 de novembro, pelo Sistema Enade, é também requisito para assegurar regularidade dos estudantes junto ao exame. Ao preencher o questionário, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e instituição de educação superior em diferentes aspectos.

Devido à pandemia causada pela covid-19, no Questionário do Estudante deste ano, foram inseridas 11 questões que abordam especificamente algumas das possíveis repercussões da crise sanitária no processo formativo dos estudantes. Essas respostas ajudarão a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior.

Instrumentos ­– Os instrumentos do Enade 2021 serão aplicados para cerca de 490 mil estudantes concluintes dos cursos de 30 áreas do conhecimento pertencentes ao Ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Além das provas e do Questionário do Estudante, também são instrumentos básicos de coleta de dados do Enade o Questionário de Percepção de Prova, por meio do qual são levantadas informações que possibilitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando na compreensão dos resultados do exame; e o Questionário do Coordenador de Curso, que permite caracterizar o perfil do coordenador e o contexto dos processos formativos.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela Instituição de Educação Superior a que está vinculado.

Confira o edital do Enade 2021

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados