Inep analisa justificativas de consistência do censo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 04 de novembro de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 04/11/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/inep-analisa-justificativas-de-consistencia-do-censo

ABRAFI ::.. Prazos do Censo da Educação Superior 2020 prorrogados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, até o dia 14 de novembro, a análise das justificativas dos relatórios de consistência enviadas pelas instituições de educação superior, referentes à coleta de dados do Censo da Educação Superior 2020. No mesmo período, a Autarquia também encaminhará às instituições as respostas das análises, por meio do Sistema Censup.

No período de 16 de novembro a 9 de dezembro, o representante legal e o recenseador institucional poderão ajustar os dados da pesquisa no Sistema Censup, conforme as orientações do Inep.

Verificação – A partir do dia 16 de novembro, o Inep iniciará a verificação de consistência das informações declaradas pelas instituições selecionadas. A apuração pode ser realizada in loco ou por videoconferência, até o dia 3 de dezembro. Após esse processo, o Instituto apresentará os dados coletados às instituições, que deverão retificá-los ou confirmá-los no sistema da pesquisa. O Censo da Educação Superior 2020 será divulgado pelo Inep em 18 de fevereiro de 2022.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Acesse os manuais de preenchimento

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados