CAPES está compatível com estratégias de Governo Digital

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 11 de janeiro de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 11/01/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/capes-esta-compativel-com-estrategias-de-governo-digital

Trinta dos 49 coordenadores da Capes assinam carta com críticas à  presidente do órgão - Folha PE

A CAPES lançou uma versão atualizada do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). O documento, que vale para o período de 2020-2023, foi publicado na Portaria nº 01, de 3 de janeiro de 2022 e, em sua versão 2.0 traz uma série de aperfeiçoamentos em relação à versão inicial. Agora, o Plano da CAPES está de acordo com o Plano Estratégico Institucional (PEI) e a Estratégia de Governo Digital, iniciativas inexistentes à época da sua primeira publicação, em agosto de 2020.

Por ser uma Agência digital, ou seja, qualquer serviço oferecido pode ser solicitado a distância, a CAPES está, então, plenamente compatível com a estratégia institucional do governo federal. Assim, ações e projetos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contribuirão com os objetivos institucionais da Fundação, contidos no PEI, e com as metas do governo digital (EGD), evitando desperdícios de recursos e esforços. A nova versão também repactuou os requisitos funcionais das ações, objetivos e prazos da área da TI. Além disso, o orçamento para a execução do PDTIC foi revisto.

Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da Fundação, explica que a partir desta versão 2.0 do PDTIC, “que busca a consolidação da CAPES enquanto prestadora de serviços públicos digitais”, o Plano ficará mais adequado às necessidades da Fundação. “Desse modo, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) oferecerá um melhor atendimento a todas as áreas da CAPES, tornando mais simples a realização de projetos e contratações de TIC da instituição”, afirma.

PDTIC 2020-2023
Aprovado pela primeira vez pelo Comitê de Governança Digital, em 24 de junho de 2020, o Plano 2020-2023 tornou mais transparentes e objetivos requisitos, nomenclaturas e descrições das 181 ações definidas em todas as áreas da instituição. As normas editadas serviram para balizar as regras para a compra de equipamentos, desenvolvimento de softwares e manutenção de todos os sistemas de informações.

Acesse a nova versão do PDTIC aqui.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados