Plataforma digital do Ministério da Educação alcança a marca de 50 mil acessos em três meses

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 29 de julho de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 29/09/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/plataforma-digital-do-ministerio-da-educacao-alcanca-a-marca-de-50-mil-acessos-em-tres-meses

A PlaforEDU, lançada em abril deste ano, pelo Ministério da Educação, ultrapassou a marca de 50 mil acessos, com uma média de 560 usuários ativos por dia. O espaço virtual, que disponibiliza 280 cursos gratuitos de capacitação dedicados aos profissionais da educação para aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação na educação, está estruturado em trilhas de capacitação, indicadas por especialistas, com base em competências, e já alcançou 776 cidades de 23 países.

Dentro do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o portal se divide em cinco itinerários formativos, disponíveis exclusivamente no ambiente remoto, e baseados no perfil de público que busca certificação para potencializar sua atuação na Educação Profissional e Tecnológica.

O itinerário Iniciação ao serviço Público é destinado ao servidor recém-empossado ao ambiente institucional de atuação e o objetivo é prepará-lo para o desempenho das atividades vinculadas à estrutura organizacional e a ocupação do cargo. O segundo, Técnico-administrativo em Educação, capacita profissionais às políticas institucionais, tais como plano de carreira, atribuições e responsabilidades do respectivo cargo.

O curso Docente proporciona aos professores, de forma dinâmica, a resolução de questões enfrentadas nas práticas educativas dentro do contexto pedagógico, indo da teoria à prática. O itinerário formativo Gerencial foca em cargos ou funções de gestão com metodologias modernas dentro de temáticas tradicionais e contemporâneas. Para quem já contribuiu muito com o serviço público, o itinerário Preparação para Aposentadoria desenvolve três pilares: formação no contexto psicológico, atividades futuras e área financeira.

Sobre o Plafor

O Plafor foi instituído por meio da Portaria Setec nº 15, de 11 de maio de 2016, tendo como uma de suas finalidades contribuir com o aprimoramento das competências do servidor público para atuar, promover e proporcionar o desenvolvimento de trabalhos com qualidade, atendendo às demandas e propiciando um diferencial no serviço prestado à sociedade no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ele consiste em um plano de formação continuada destinado aos docentes da educação básica, técnica e tecnológica e aos técnicos-administrativos em educação, que compõem o quadro de pessoal das instituições de ensino que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acesse o portal (plaforedu.mec.gov.br)


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados