Inep bate recorde de avaliações in loco em 2022

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 14 de dezembro de 2022

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 14/12/2022
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/avaliacao-in-loco/inep-bate-recorde-de-avaliacoes-in-loco-em-2022

Inep lança quarta edição do Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa  — Inep

O balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o número de avaliações in loco realizadas em instituições de educação superior e cursos de graduação em 2022 revelou uma marca histórica da Autarquia. No período de janeiro a 11 de dezembro, foram finalizadas 8.016 avaliações. Até o final do ano, já estão confirmadas 136 visitas.

Ao todo, foram realizadas 7.242 avaliações na modalidade virtual e 774 avaliações presenciais, que atende aos cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. O avanço no número de avaliações in loco é resultado da implementação da avaliação externa virtual in loco, em 2021, criada para dar seguimento aos processos avaliativos das instituições de educação superior durante a pandemia de covid-19.

Avaliação virtual – A modalidade permite agilidade ao processo avaliativo para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, além de credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior. Diante dos resultados positivos que a avaliação virtual apresentou, a modalidade foi regulamentada pela Lei n.º 14.375/2022, que alterou a Lei n.º 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Atualmente, apenas os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial. Vale ressaltar que a avaliação virtual utiliza a mesma metodologia da modalidade presencial e o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação.

Avaliação in loco – O objetivo da avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sinaes. O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas. Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.

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