O Efeito 1,99 da Pós-Graduação Lato Sensu

LINKEDIN • 15 de fevereiro de 2023

Fonte da Notícia: LINKEDIN
Data da Publicação original: 14/02/2023
Publicado Originalmente em: https://www.linkedin.com/posts/francislene-hasmann-06646129_mec-qualidade-mercadodetrabalho-activity-7031294314315956224-08tI/?utm_source=share&utm_medium=member_android

Por Francislene Hasmann: Preocupados com os efeitos do CHATGPT na educação superior? Preocupa-me mais com o efeito “1,99” da pós-graduação lato sensu!

Enquanto todos parecem estar preocupados com os impactos que o ChatGPT trará a educação, e em especial a superior, não tenho visto grandes movimentos de preocupação sobre que tipo de pós-graduação lato sensu tem sido ofertada no Brasil em muitas IES.

Outro dia uma amiga alertou que havia um curso de especialização numa IES sendo ofertado a ‘menos de 1,99 reais dia’. Isso mesmo, 1,99 reais. Passado o susto, fui conferir e pasmem: é VERDADE!!!!

Antes de mais nada quero deixar claro que sou a favor da inclusão e da democratização da educação, em todos os seus níveis. Mas isso precisa ser feito com responsabilidade ou muito em breve tudo neste país estará desacreditado no resto do Mundo e, só restarão, com credibilidade, algumas poucas IES.

Assim, com mensalidades tão absurdamente baixas como temos visto, algumas dúvidas não saem da minha cabeça:
Como as IES investem em infraestrutura?
Como mantem um corpo docente qualificado, com 50% de mestres e doutores vinculados a estes cursos?
Como investem adequadamente em tecnologias e materiais para os alunos?
E, como garantem a qualidade do egresso destes cursos?

O resultado de mais esta ‘porteira aberta’ já se vê no mercado: o total desprezo e descrédito pela pós-graduação lato sensu. Não significa absolutamente nada para um candidato ou um profissional no mercado de trabalho ‘ostentar’ um título de especialista obtido na FACULDADE 1,99.

A credibilidade está cada vez mais restrita a algumas poucas....

Penso que passou da hora do #MEC olhar mais de perto para a pós-graduação lato sensu. Essa fatia da educação superior fica num limbo regulatório que permite, sem grandes esforços, extrapolar-se os limites da legislação... Um olhar mais cauteloso pelo governo, de forma alguma, traria prejuízos as IES sérias, ao contrário, saneariam o mercado, traria mais credibilidade e maior valor agregado.

Ahhhh... mas o chatGPT e outras AI não impactarão a educação superior? Creio que sim. Mas isso é assunto para um outro post.

Pensemos!


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados