ABRAFI • 05 de maio de 2025
Fonte da Notícia: ABRAFI
Data da Publicação original: 05/05/2025
Publicado Originalmente em: https://www.abrafi.org.br/
Chapa Autonomia e Ação foi eleita por aclamação; cerimônia de transmissão do cargo acontece nesta terça-feira (13) em Brasília
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) inicia um novo ciclo de liderança nesta terça-feira (13), com a posse de Janguiê Diniz como diretor-presidente da entidade para a gestão 2025–2028. Eleito pela chapa Autonomia e Ação por aclamação, o dirigente assume com o compromisso de intensificar a defesa da educação superior particular, ampliar a articulação institucional e fortalecer a atuação técnica e política da Associação frente aos desafios contemporâneos da educação. A cerimônia de posse ocorre na sede da ABMES, em Brasília.
Com uma trajetória de mais de duas décadas de dedicação à ABMES, Janguiê Diniz já ocupou os cargos de vice-presidente, diretor-presidente e presidente do Conselho de Administração da entidade. Fundador do Grupo Ser Educacional, é advogado, professor, empreendedor e escritor, com atuação destacada nas áreas jurídica, educacional e empresarial. Seu histórico de liderança no setor é reconhecido nacional e internacionalmente.
Sob o lema Autonomia e Ação, a nova gestão assume o compromisso de consolidar uma ABMES plural, combativa e independente, com atenção especial à valorização da ciência, inovação e sustentabilidade, e à promoção de políticas públicas que articulem qualidade, inclusão e diversidade. “Queremos fortalecer a ABMES enquanto órgão representante ativo e forte, sendo uma ponte entre as necessidades dos diversos players do setor e o poder público. A Associação seguirá com seu papel de impulsionar a Educação Superior privada no Brasil, o que significa, em última análise, investir na formação de um futuro melhor para o país”, declara o novo diretor-presidente. A proposta contempla também o fortalecimento da presença do setor junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a defesa da livre iniciativa e o estímulo à formação empreendedora nas instituições privadas de ensino superior.
A ABMES foi fundada em 1982 para representar entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional, com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares. Hoje, a entidade congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior. Já teve como presidentes nomes importantes da educação nacional, como Candido Mendes, Édson Franco, Gabriel Mario Rodrigues, Celso Niskier e Janguiê Diniz, que retorna à liderança do órgão.
Ao lado de Diniz, a nova diretoria inclui nomes de grande representatividade no setor educacional. O professor Celso Niskier, que presidiu a ABMES nas gestões 2019–2022 e 2022–2025, assume agora a presidência do Conselho de Administração. Com extensa atuação em inteligência artificial e liderança acadêmica, Niskier é reitor da UniCarioca e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). A composição da diretoria da ABMES para a nova gestão reúne representantes de centros universitários, universidades e faculdades de todo o Brasil, com o objetivo de garantir ampla representação das instituições privadas de ensino superior. Também estão estruturados comitês temáticos voltados a áreas estratégicas, como inovação, ESG, educação profissional e tecnológica, políticas públicas e pequenos e médios mantenedores.
“A nova gestão da ABMES inicia com espírito coletivo, técnico e inovador. Vamos fortalecer a representatividade institucional e trabalhar para que a educação superior particular siga como protagonista no desenvolvimento do país”, acrescenta Diniz.
A ABMES segue empenhada em promover uma educação de qualidade, inclusiva, diversificada e sustentável, com base no diálogo permanente com seus associados, na produção de conhecimento técnico e na incidência qualificada nas decisões que moldam o futuro do ensino superior no Brasil.