Capes oferece bolsas de doutorado pleno nos Estados Unidos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 05 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para DOUTORADO PLENO"

Já pensou em fazer um curso de doutorado pleno nos Estados Unidos? Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará até 20 bolsistas para a oportunidade. As inscrições já estão abertas e vão até as 17 horas de 11 de março. Para se candidatar, é preciso preencher o formulário eletrônico na página do programa na internet.

O Programa Capes/Fulbright de doutorado pleno nos Estados Unidos contempla oito áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

O selecionado receberá auxílio anual de até US$ 165 mil (cerca de R$ 700 mil). A duração da bolsa é de até seis aos, mediante avaliação anual para renovação. O início das atividades está previsto para agosto de 2021.

Parceira da iniciativa, a Comissão Fulbright cobrirá os custos administrativos referentes à alocação acadêmica e ao acompanhamento dos selecionados durante a vigência do benefício.

A inciativa visa ao fortalecimento das áreas de conhecimento em consolidação no país, aumento da qualidade de publicações conjuntas entre pesquisadores nacionais e internacionais, ampliação do acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos EUA e maior visibilidade à produção cientifica, tecnológica e cultural.

O aviso de edital foi publicado na edição desta segunda-feira, 3 de fevereiro, do Diário Oficial da União (DOU). O resultado preliminar será divulgado até 5 de julho. A lista final será anunciada após processo seletivo dividido em análises técnica e de mérito, entrevista com os candidatos, seleção da parte americana e identificação da universidade.

Para concorrer bolsa, é preciso atender aos requisitos abaixo:

  • ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;
  • residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;
  • não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;
  • não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada.

Notícia publicada no site da MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO em 04/02/2020, no endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=85221:capes-oferece-bolsas-de-doutorado-pleno-nos-estados-unidos&catid=225&Itemid=86


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados