Conselho de Graduação da UFSCar aprova início de novo período letivo em 31 de agosto

G1 • 25 de julho de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 23/07/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/07/23/conselho-de-graduacao-da-ufscar-aprova-novo-periodo-letivo-a-partir-de-31-de-agosto.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Campus da UFSCar em São Carlos — Foto: Reprodução/EPTV

A Conselho de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou em reunião, nesta quinta-feira (23), a criação de um novo período letivo remoto com início em 31 de agosto e término em 16 de janeiro. A reunião continuará nesta sexta-feira (24).

Também foram discutidas as regras para este período de aulas remotas. A universidade irá disponibilizar computadores, garantir acesso à internet e bibliotecas digitais aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Os critérios acadêmicos do edital serão discutidos na reunião de sexta.

Na sexta, a universidade também vai discurtir as diretrizes acadêmicas para as aulas remotas e a finalização das etapas de ingresso do Sisu 2020, pois só foram feitas a 1ª, 2ª e 3ª chamadas.

As chamadas 4 e 5 tinham etapas presenciais, por isso haviam sido suspensas. Será discutida a substituição destas etapas presenciais por etapas remotas.

Sem aulas presenciais

No mês de junho, o Conselho de Graduação divulgou que, até o final do ano, não haverá aula presencial. No primeiro semestre da UFSCar, já ocorreu aula remota, mas apenas para alunos de disciplinas não obrigatórias. A reunião tratou das aulas remotas para disciplinas obrigatórias.

“É uma questão muito delicada essa decisão nossa da volta às aulas, porque a universidade tem várias dificuldades, os cursos têm as suas especificidades. Você não pode decidir alguma coisa em relação a um determinado curso, sendo que o outro curso tem outra demanda”, disse o vice-reitor da UFSCar Walter Libardi à EPTV nesta quinta.

A demora no resultado e a incerteza sobre a retomada, preocupa os quase 15 mil alunos apenas de graduação da universidade, principalmente os que não são de São Carlos e não sabem se retornam para suas cidades natais.

As aulas nos 4 campi (São Carlos, Sorocaba, Buri e Araras) foram suspensas no dia 16 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados