Taxa de mulheres com ensino superior no DF é quase dobro da média nacional

G1 • 30 de setembro de 2020

Fonte da Notícia: G1

Data da Publicação original: 30/09/2020

Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/09/30/taxa-de-mulheres-com-ensino-superior-no-df-e-quase-dobro-da-media-nacional.ghtml

Íntegra da notícia abaixo:

Aula em anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Isa Lima/UnB

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior taxa de mulheres que completaram o ensino superior. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) mostra que 28,7% das moradoras da capital concluíram curso de graduação, quase o dobro da média nacional, que é de 16,5%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad) 2019. A pesquisa aponta ainda que, no DF, as mulheres costumam ter nível de instrução maior que os homens. Tanto no nível superior quanto no médio, a taxa de conclusão de curso é maior entre elas (veja tabela abaixo).

Tabela de nível de escolaridade por sexo, no DF — Foto: IBGE/Reprodução

Tempo de estudo

De acordo com a pesquisa, os homens estudam, em média, 11,5 anos na capital. Também nesse quesito, as mulheres tem resultado melhor, com média de 11,6 anos de estudo entre pessoas a partir de 15 anos.

De forma geral, o DF tem o maior tempo médio de estudo em todo o país. São quase dois pontos percentuais acima da média nacional que, de acordo com o levantamento, é de 9,7 anos.

Somando as mulheres que frequentaram o nível superior àquelas que fizeram especialização, mestrado ou doutorado, 36,3% das moradoras da capital buscaram nível maior de escolaridade. A taxa também é a maior do país. Em seguida, aparecem Roraima (27,2%) e São Paulo (27,1%).

Segundo a Pnad, em 2019, havia 895 mil estudantes no DF. Desses, 49,2% eram homens (440 mil) e 50,7%, mulheres (454 mil).


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados