Pós-graduação, o melhor caminho

GLOBO • 20 de novembro de 2020

Fonte da Notícia: O GLOBO

Data da Publicação original: 19/11/2020

Publicado Originalmente em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/pos-graduacao-melhor-caminho-24755557

As especializações em EAD convencional, com mensalidades a partir de R$ 155,70 são boas soluções para se manter atualizado durante a pandemia Foto: Getty Images

Qualificação e atualização vão ser requisitos essenciais para a conquista das melhores oportunidades de trabalho quando terminar a pandemia e a economia voltar a engrenar. Para o profissional Graduado, investir num curso de especialização ou MBA em sua área de atuação, permanecendo na trilha da formação continuada, promete fazer a diferença na volta à normalidade. O mercado tende a remunerar à altura os alunos da pós-graduação ‘latu sensu’, que têm rendimento até 150% maior —o dado é do Instituto Semesp, que congrega mantenedoras de instituições educacionais de várias regiões do país.

Não por acaso, a pós-graduação voltada ao mercado vem passando por franca expansão nos últimos anos e tem despertado interesse ainda maior durante a pandemia. No cenário de restrições sociais, os cursos de EAD despontam como oportunidade de aprendizado, favorecidos pelo desenvolvimento de plataformas online mais amigáveis, videoaulas, material didático completo e um tutor, para suporte técnico e pedagógico.

O Grupo Ser Educacional, com instituições de ensino superior presentes em vários estados, é um exemplo no uso das inovações tecnológicas e pedagógicas. O isolamento imposto pela pandemia levou o grupo a desenvolver um novo formato para os cursos a distância, com aulas ao vivo em salas virtuais, que possibilitam o aprendizado interativo e colaborativo, dotando os professores de ferramentas para agendar atividades on-line. Nesse ambiente digital, batizado de Blackboard Collaborate, os alunos reúnem-se em webconferência e aprendem como se estivessem numa mesma sala física.

— Nossos cursos de pós-graduação ao vivo, unindo as vantagens do EAD e do ensino presencial, surgiram como resposta às imposições do distanciamento social. O aluno interage em tempo real com o professor e com colegas de turma de qualquer lugar do país e usufrui de uma aula que trata os acontecimentos do dia como exemplos para ilustrar os assuntos, além de dispor da comodidade de participar de qualquer lugar e da flexibilidade de poder assistir às aulas posteriormente — assinala Emerson Lavor, Diretor de Pós-graduação do Grupo Ser Educacional.

Para o profissional que prioriza praticidade e flexibilidade de horários, as especializações em EAD convencional, com mensalidades a partir de R$ 155,70 são ótimas opções. Nas instituições universitárias do grupo (UnG, UNIVERITAS, UNINASSAU, UNINABUCO Digital, UNAMA e UNINORTE), os estudantes dispõem de tutoria on-line para esclarecer dúvidas, além da chamada tutoria guardiã, para motivar o aprendizado e montar o cronograma de estudos. Os cursos utilizam diversas ferramentas tecnológicas, como videoaulas, questionários, e-books e webconferências, com provas presenciais em mais de 400 polos de apoio espalhados pelo país.

Os estudantes contam ainda com a ajuda do SOFIA, um software de Inteligência Artificial que os auxilia a criar uma programação personalizada para a rotina de estudo, acompanhar o cronograma das atividades obrigatórias e fazer suas anotações pessoais.

Para o diretor Emerson Lavor, independentemente do formato do curso (EAD convencional, ao vivo online ou presencial), o aluno deve fazer uma cuidadosa avaliação de seu potencial e objetivos antes de escolher a especialização, sem perder de vista as perspectivas do mercado de atuação.

— É essencial que o aluno tenha uma percepção muito nítida das áreas que têm mais afinidade com sua profissão, considerando aptidões, anseios e projeto de carreira profissional, bem como as tendências de mercado com mais oportunidades. A pós-graduação, com o desenvolvimento de competências, é o fio condutor para levar o estudante a alcançar seu objetivo.

Estudo da consultoria Expertise Educação reforça a tese do diretor do Grupo SER. O incremento das buscas por cursos de pós-graduação ‘latu sensu’ no Google, em abril e maio, foi 493% para a modalidade a distância (EAD) e de 29% para os cursos presenciais, somente nos dez primeiros dias de maio, na comparação com a média dos últimos cinco anos. As mulheres são as mais interessadas, respondendo por 56% das buscas; e os jovens de 25 a 34 anos representam 62%.

Mais informações no site ou pelo telefone 0800-281-9997

Diferenciais do Grupo SER:

  • Metodologia que integra teoria e prática por meio de estratégias de ensino inovadoras, valorizando a experiencia prévia do aluno;
  • Qualificação do corpo docente como marca, aliada à experiência de mercado;
  • Oportunidades de networking;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, fluído e de fácil usabilidade;
  • Conteúdos articulados com as práticas do mercado e tendências das suas respectivas áreas;
  • Acesso às aulas pelo celular, notebook ou tablet;
  • Material didático gratuito aos alunos;
  • Interação da Tutoria On-line para esclarecer dúvidas durante a rotina acadêmica;
  • Certificado igual ao do curso presencial.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados