Sonhos do passado e do futuro levam estudante de 60 anos a ingressar no ensino superior

FOLHA POPULAR • 29 de janeiro de 2021

Fonte da Notícia: FOLHA POPULAR

Data da Publicação original: 28/01/2020

Publicado Originalmente em: https://folhapopular.info/index.php/2021/01/28/sonhos-do-passado-e-do-futuro-levam-estudante-de-60-anos-a-ingressar-no-ensino-superior/

Unir a paixão pelo esporte e a busca por conhecimento foi a maneira que o lajeadense Sérgio Artur Scheibler, 60 anos, encontrou para chegar a “um dos momentos mais felizes da sua vida”, conforme ele relata. Aposentado, Sérgio ingressou, no primeiro semestre de 2019, no curso de Educação Física Licenciatura, na modalidade EAD da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Filho de agricultores, Sérgio desenvolveu sua vida profissional atuando na indústria e no comércio, onde, atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Lajeado. Mesmo dedicando grande parte do seu tempo ao trabalho, desde a infância Sérgio é amante do futebol, esporte que abriu portas para ele conhecer novas paixões. “Sempre fui um amante do futebol, mas como não mandava muito bem jogando, decidi seguir dentro de campo, na parte da arbitragem. Através disso comecei a correr para me manter em forma, e isso logo se tornou outra paixão. Atualmente participo de rústicas, corridas com obstáculos, enfim, estou sempre me exercitando”, conta.

Aos 60 anos, ele viu no Ensino à Distância(EAD) a possibilidade de realizar o sonho de ingressar no Ensino Superior. “Desde pequeno carrego o sonho de realizar uma graduação, mas foi em 2019 que, efetivamente, coloquei isso em prática. Em conversa com minha família, relatei o desejo de retornar aos estudos, e logo recebi muito apoio da minha esposa e filha. Na mesma semana fiz a prova, fui aprovado e efetuei a matrícula. Me senti muito realizado”, destaca.

Para Sérgio, um dos momentos que mais marcou sua caminhada na Univates até aqui foi o Encontrão EAD, realizado no início de 2019. “Era meu primeiro trimestre no curso, me lembro até hoje que fiquei muito perdido com o Ambiente Virtual, e parecia que nunca iria aprender a manusear tudo isso. Fui até uma atendente, que me detalhou tudo, passando a confiança de que em dois meses já iria tirar tudo de letra. A partir daquele momento percebi que não estava sozinho, sempre estaria bem amparado pela Univates, e isso vem se concretizando desde então. São ótimos professores, ótimas didáticas, enfim, só tenho elogios para a Instituição”, enfatiza o estudante.

Já aposentado, Sérgio faz planos para o seu futuro. De acordo com o estudante, seu principal desejo é compartilhar o estudo e as vivências que ele teve durante sua vida. “Tenho planos de ingressar como professor em um colégio, quero dividir com outras pessoas os meus conhecimentos, metodologias aprendidas na graduação, e principalmente, aprender muito com os alunos. A Educação Física não é só pegar uma bola e sair jogando, é didática, aprendizagem e disciplina. Já dei o primeiro passo para isso, no ano passado ingressei no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Univates, onde comecei as práticas em uma escola. Se tudo der certo, vai ser fantástico!”, finaliza, Sérgio.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados