MEC agora faz parte da rede Eduroam: a maior e mais moderna rede sem fio de educação e pesquisa

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 24 de junho de 2021

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 23/06/2021
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-agora-faz-parte-da-rede-eduroam-a-maior-e-mais-moderna-rede-sem-fio-de-educacao-e-pesquisa

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, pesquisadores, servidores, colaboradores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi), em qualquer localidade que ofereça essa opção como provedora de serviço.

Seja na Capes, no Inep, na Ebserh, no FNDE e demais vinculadas, para conectar-se à rede Eduroam, basta inserir as credenciais de acesso à rede do MEC (login e senha). Lembrando que os usuários de uma instituição credenciada que estiverem em visita a outras instituições participantes do Eduroam, devem utilizar login e senha do órgão de origem. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador ou celular do usuário para conexão com a rede, é possível ter acesso à web em qualquer provedor de serviço do mundo.

Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a gratuidade, a mobilidade, a facilidade de uso e a integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – uma federação de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciadas pela RNP (Rede Nacional de Pesquisas).

É a conectividade à Internet, via wi-fi, aliada à mobilidade, segurança e praticidade.

Acesse aqui o passo a passo


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados