Cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o Fies

AGÊNCIA BRASIL • 14 de outubro de 2021

Fonte da Notícia: AGÊNCIA BRASIL
Data da Publicação original: 11/10/2021
Publicado Originalmente em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2021-10/cerca-de-1-milhao-de-estudantes-estao-inadimplentes-com-o-fies

Dívida com o FIES não prescreve e podem causar até apreensão de bens

Atualmente, cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, segundo o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Fies é um programa que financia o curso superior de estudantes de baixa renda em universidades particulares. O pagamento só começa depois da formatura, mas muitos não conseguem pagar a dívida e passam a ser considerados inadimplentes quando ficam com mais de 90 dias de atraso.

A jornalista Franciely Ferreira era uma dessas pessoas. Ela se formou em 2015 e chegou a acumular aproximadamente dez mil reais em atraso. Só quando conseguiu um emprego melhor pode colocar as contas em dia.

A inadimplência gera vários problemas. A pessoa tem o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito. Com o nome negativado, fica muito mais difícil conseguir um empréstimo, um financiamento de imóvel ou carro, por exemplo. Até abrir uma conta bancária e adquirir um cartão de crédito podem ser um problema.

O advogado e economista Alessandro Azzoni explica que essa negativação prescreve após cinco anos, mas a dívida ainda pode ser cobrada.

Para quem entrou nesta situação, uma saída é utilizar programas de regularização do governo federal. Já ocorreram duas vezes, em 2019 e 2020, mas no momento não há, segundo o FNDE, renegociação vigente nos agentes financeiros do Fies. Há um estudo entre o fundo e o Ministério da Economia para uma nova rodada, mas ainda sem previsão. Então, o estudante precisa ficar atento para aproveitar a próxima oportunidade.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados