3 dicas de como escrever um paper acadêmico

UNIVERSIA • 13 de maio de 2019

Você sabe o que é um paper? Durante sua vida acadêmica você produzirá mais de um artigo de pesquisa sobre um assunto que é do seu interesse


Converse com seu professor sobre o tema antes de iniciar a pesquisa | Fonte: Shutterstock

  • Escrever um paper, um artigo acadêmico em português, pode ser uma tarefa difícil, que requer muito tempo.
  • Aprenda o formato da escrita mais adequado para que os seus trabalhos saiam bem feitos.
  • Saiba o que o seu professor espera do seu paper.

Na Universidade já nos tornamos responsáveis e com uma bagagem de conhecimento suficiente para começar a produzir textos sobre as pesquisas de assuntos que nos interessam. Os chamados papers podem ser a semente de futuros trabalhos que impliquem um destaque na carreira profissional.

Aprenda como dar forma à sua pesquisa e colocar em conhecimento dos seus professores e colegas:

Dê forma ao seu artigo

1. Faça uma pesquisa e análise

Comece com o processo de pesquisa do assunto que você escolheu. Anote os aspectos interessantes que você encontre e siga-os.

Nas buscas que você fizer você pode encontrar as suas principais fontes. Procure que sejam confiáveis e que elas convençam o seu professor.

2. Pense em sua tese

Este paper é todo seu. Assim como você faz na pesquisa, quais perguntas você se faz? Que padrões você está notando? Você tem reações ou observações próprias? Adentre-se nos seus pensamentos para encontrar o elo que une todos os elementos. Ela deve aparecer no final do seu parágrafo introdutório.

3. Faça um esquema

Este processo vai te ajudar a organizar o pensamento e a traçar o esqueleto da sua pesquisa. Anote a procedência de cada ponto, cada ideia, cada informação.

Organize o seu esquema para poder compor com garantia a introdução, o corpo e a conclusão.

Escrevendo o artigo

1. Desenvolva a introdução

No primeiro parágrafo você deve captar toda a atenção do leitor e fazer a sua tese.

Depois, introduza o assunto que você vai contar. Comece com uma citação, uma pergunta intrigante, abordando o argumento contrário.

2. Construa o corpo

Esta é a parte essencial: a parte onde se encontra o verdadeiro argumento e a essência do seu paper.

O ideal é que tenha três parágrafos, e que em cada um se fale de um aspecto relacionado com a ideia original.

Normalmente, na primeira frase você deve dizer claramente do que se trata este ponto e continue com o mesmo formato para cada parágrafo. Em cada ponto deve se manifestar uma ideia, o que permite argumentar a favor dela.

3. Termine com uma conclusão firme

Tudo o que precisa fazer já neste último parágrafo do seu paper é resumir todo o documento em um parágrafo, repetir o que já foi mencionado no parágrafo de abertura e transladar uma sensação de satisfação ao leitor.

Finalize com um pensamento memorável, uma citação ou um chamado para a ação.

Conselhos

Aproveite esta oportunidade para fazer um paper interessante. Um artigo que está escrito por um autor interessado o torna um artigo para leitores interessados. A sua paixão virá através das suas palavras.

Faça com que o artigo seja útil. Transmita ao leitor por que você está realizando este tema e desenvolvendo determinado argumento. Seja o mais claro e explícito possível.

Mas... atenção!

Fale com o seu professor se você tiver alguma dúvida sobre o tema. Se você não sabe muito bem como abordar o tema vai ficar difícil escrever o paper.

Se existir alguma possibilidade de seu professor não aprovar o tema, escolha outro, pergunte a ele antes de perder tempo pesquisando e escrevendo.

Noticia publicada no site UNIVERSIA, em 27/03/2019, no endereço eletrônico: http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/03/27/1164625/3-dicas-escrever-paper-academico.html


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados