UFSCar prevê retorno de aulas presenciais em maio e vacina contra Covid será obrigatória

G1 • 13 de janeiro de 2022

Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 13/01/2022
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2022/01/13/ufscar-preve-retorno-de-aulas-presenciais-em-maio-e-vacina-contra-covid-sera-obrigatoria.ghtml

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) prevê iniciar o ano letivo de 2022 apenas em 30 de maio. As atividades serão presenciais e tanto servidores quanto estudantes terão que apresentar o comprovante de vacinação contra Covid.

A UFSCar ainda está cumprindo o calendário referente ao período letivo de 2021, e manterá o sistema remoto no formato de Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) até 30 de abril.

Por conta da pandemia, os 4 campi (São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri) não têm aulas presenciais desde março de 2020.

Atividades práticas em janeiro

Mas a universidade liberou algumas atividades práticas de graduação para serem realizadas de forma presencial, a partir de 31 de janeiro. As inscrições para estas atividades serão feitas entre 17 e 19 de janeiro, até lá a UFSCar nao sabe informar quantos alunos irão voltar para as instalações dos campi.

A UFSCar conta com um Plano de Retomada das atividades presenciais que consiste na implementação de fases graduais que vão de zero a cinco. No momento, a universidade está na Fase 1, que permite a realização de atividades de ensino prático presencial e atividades de pesquisa em laboratórios.

Os critérios para o avanço de fase estão baseados nos indicadores epidemiológicos, continuamente avaliados pela universidade para a definição da estratégia a ser adotada por meio do Conselho Universitário.

Em outubro do ano passado, a UFSCar aderiu ao uso do aplicativo Guardiões da Saúde (GdS) para monitorar o estado de saúde dos alunos, professores e colaboradores da instituição no combate à pandemia de Covid-19.


Restrito - Copyright © Abrafi - Todos os direitos reservados