G1 • 03 de abril de 2024
Fonte da Notícia: G1
Data da Publicação original: 02/04/2024
Publicado Originalmente em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/04/02/total-de-cursos-superiores-com-avaliacao-satisfatoria-ead-presencial-mec-2022.ghtml
Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados.
No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade (veja mais abaixo).
É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo.
Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos:
Bacharelados
Tecnológicos
Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022:
Cursos EAD
Cursos presenciais
Entenda como é feita a avaliação
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera:
Matrículas x CPC
Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos.
Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5.