MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO • 14 de agosto de 2025
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Data da Publicação original: 13/08/2025
Publicado Originalmente em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/ufabc-e-ufsm-sao-premiadas-por-pesquisa-sobre-imigracao-forcada
Estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), venceram os prêmios concedidos pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CVSM), iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), agência da ONU responsável por proteger e assistir pessoas forçadas a fugir de suas casas devido a guerras, perseguições, conflitos armados ou graves violações dos direitos humanos. O reconhecimento contempla diferentes modalidades de trabalhos acadêmicos sobre imigração forçada.
A dissertação de mestrado da UFABC e a tese de doutorado da UFSM serão premiadas oficialmente no XVI Seminário Nacional da Cátedra. O evento será em João Pessoa, entre os dias 27 e 29 de agosto, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“Esse reconhecimento acadêmico é muito importante não apenas para o meu trabalho de pesquisa e para minha carreira acadêmica, mas também como uma forma de representar, com muito orgulho, o excelente trabalho que é realizado pela UFABC”, afirmou Luiza Silva, autora da dissertação “Mulheres migrantes/estrangeiras encarceradas no Brasil e Relações Internacionais”. O Brasil tem a terceira maior população feminina carcerária do mundo, o que reforça a relevância do tema e do estudo premiado.
Já Diana Erazo, da UFSM, venceu com a tese de doutorado “De Colômbia com Amor: a comida no processo de construção de memória coletiva das famílias de refugiados colombianos em Santa Maria, RS”. A pesquisa explora a dimensão afetiva e cultural na experiência de refugiados, oferecendo outra perspectiva para o debate público sobre o tema.
O acolhimento de estudantes estrangeiros também é parte da realidade acadêmica brasileira, favorecido por políticas de internacionalização como os programas PEC-G e PEC-PLE, além da revalidação de diplomas. Essa integração contribui para o enriquecimento cultural e acadêmico tanto dos alunos internacionais quanto dos brasileiros.
Cátedra – Criada pelo Acnur, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello estabelece parcerias com universidades brasileiras para promover ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão voltadas à proteção e integração local de solicitantes de refúgio e migrantes. A cada ano, premia trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que contribuam para essa causa. Os seminários anuais da iniciativa, geralmente realizados em universidades, também debatem a capacitação de professores e estudantes, a inclusão acadêmica e a formação de pessoas refugiadas.